No evento I/O de hoje, o Google anunciou a volta do Google Wallet, um app de carteira digital onde será possível armazenar e usar cartões de banco, vales-presente, cartões de fidelidade, ingressos e mais. O Wallet original era um app independente de pagamento que acabou sendo descontinuado em 2020. 

Mas o Google quer que o novo Wallet vá além de ser um app para armazenar cartões de crédito e recompensas. Segundo a apresentação no I/O, o aplicativo vai permitir guardar cartões de transporte público (pense no Bilhete Único), comprovantes de vacinação, ingressos para eventos, e até documento virtual de identidade emitido pelo governo, no seu celular. O app também poderá funcionar como chave do carro e para quartos de hotel.

Além disso, o app Google Wallet vai avisar o usuário sobre atrasos e alterações de portão de embarque quando uma passagem de avião for armazenada nele, por exemplo. Com uma integração com o Google Maps, o Wallet vai mostrar o saldo de um cartão de transporte público, e permitir colocar mais dinheiro nele se for necessário para terminar uma viagem. O Google também mencionou uma integração do app com o Google Pay para pagamentos pelo celular.

Claro, para fazer tudo isso, o Google vai precisar trabalhar com companhias de aviação, autoridades de trânsito e etc. de várias partes do mundo, o que não deve ser um processo fácil. No entanto, como escreveu o gerente de produtos do Google Dong Min Kim, considerando que o Wallet é um app do Android e o Android é uma plataforma aberta para desenvolvedores, empresas terceirizadas já podem começar a trabalhar para inserir seus produtos no app e acelerar esse processo.

publicidade

Leia mais:

Ainda segundo o Google, o Wallet deve ser disponibilizado para mais de 40 países em breve, começando por EUA, Índia e Singapura.

Via: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!