Se chegou até aqui, você provavelmente já se perguntou se deixar o smartphone na tomada por muitas horas pode danificar a bateria do aparelho. 

Leia mais:

Confira a resposta para esta e outras perguntas abaixo.

Cuidado com o calor

Já reparou que o celular fica mais quente enquanto carrega? Isso ocorre porque as baterias de lítio esquentam enquanto recebem energia. Entretanto, em temperaturas altas demais, o componente pode ter dificuldades em dissipar o calor.

publicidade

No fim, tenha em mente que uma bateria moderna é feita para operar em até 45 graus célsius. O ideal é não ultrapassar esse limite.

Faz mal ir dormir e deixar o celular ligado na tomada?

Ilustração de celulares carregando a bateria
Aparelhos atuais já possuem recursos que cuidam do carregamento. Imagem: Shutterstock/OLga Shishova

A resposta é não. Os aparelhos atuais, seja os iPhones ou os que rodam Android, já possuem recursos embarcados que cuidam do carregamento automaticamente. Por mais que o celular esteja plugado na tomada por horas seguidas, o seu celular suspende o carregamento ao atingir os 100%.

Entretanto, evite cobrir o aparelho enquanto ele estiver carregando, já que isso prejudica a dissipação do calor da bateria, podendo gerar danos ao componente.

Bateria de lítio também “vicia”?

Não. Esse mito até valia no passado em celulares antigos, mas não se aplica mais às baterias modernas de lítio. 

Na prática, não é necessário aguardar que o seu celular tenha 20% de carga, por exemplo, para plugá-lo no carregador. Isso pode até acelerar o desgaste da sua bateria, já que as de lítio funcionam por ciclos. 

Usar o celular enquanto carrega é ruim?

Depende. No geral, a resposta é não. O que pode acontecer é o aparelho demorar mais para carregar se estiver fazendo tarefas mais pesadas, como assistir vídeos ou jogar.

O recomendado é evitar fazer isso com o telefone carregando, já que pode aquecer ainda mais o dispositivo (lembra que o calor prejudica bateria?). 

E o carregamento rápido?

É complicado quantificar o quanto o recurso impacta na vida útil das baterias. Na maior parte dos casos, o impacto será irrelevante. Atualmente, é melhor aproveitar o benefício da tecnologia, que mantém o aparelho por menos tempo na tomada.

Posso usar qualquer carregador?

Como já informamos aqui, o ideal é optar sempre por um adaptador de tomada original, já que os mais baratos podem acabar danificando o seu aparelho ou até causarem acidentes. 

Por fim, saiba que no fim do dia, por mais cuidados que você adote, a carga da bateria do seu aparelho vai piorar com a passagem dos anos. O que pode ser feito é apenas tentar reduzir esse desgaste para que o seu dispositivo siga firme e forte por mais tempo. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!