Veículos e Tecnologia

Cargueiro autônomo completa viagem de 790 km no Japão sem nenhuma colisão

13/05/22 19h20
Cargueiro operado pela Orca AI completou viagem de 40 horas pela baía de Tóquio

Orca AI/Divulgação

Um cargueiro autônomo operado pela empresa israelense Orca AI completou uma viagem de 790 km pela baía de Tóquio (Japão) sem intervenção humana em 99% do trajeto. Durante a jornada, o navio conseguiu evitar, sem assistência da operadora, entre 400 e 500 colisões.

O cargueiro, de nome Suzaku, partiu da capital japonesa e ficou 40 horas em alto mar — ao todo, foram 107 manobras na água. Pesando 749 toneladas, ele conseguiu navegar tranquilamente pela baía de Tóquio, uma das mais congestionadas do mundo, e chegar com segurança ao porto de Tsumatsusaka, na baía de Ise, sul do Japão. A viagem se deu nesta semana.

“A primeira viagem autônoma comercial do mundo é um marco significativo e esperamos ver grandes empresas de transporte implementando tecnologias avançadas de inteligência artificial (IA) e visão computacional para materializar a visão do cargueiro autônomo”, afirma o co-fundador e diretor executivo da Orca AI, Yarden Gross, em comunicado à imprensa.

Orca AI/Divulgação

Sediada em Israel, a Orca AI é uma desenvolvedora de plataformas de software de segurança para embarcações marítimas. Fundada em 2018 por dois especialistas em tecnologia naval, a empresa combina sensores com sistemas de segurança existentes a bordo dos navios para aperfeiçoar a jornada, conectando as embarcações à costa com relatórios diários.

Em setembro do ano passado, a Orca AI fechou uma parceria com o grupo japonês NYK (Nippon Yusen Kabushiki Kaisha) para testar sua tecnologia autônoma em uma viagem de cargueiro. A jornada, que também teve apoio organização sem fins lucrativos Nippon Foundation, foi utilizada como teste-pesquisa para apoiar o avanço das viagens marítimas autônomas. No vídeo abaixo, é possível ver como a IA da tecnologia foi utilizada no Suzaku.

Sistema de navegação autônoma possui 18 câmeras a bordo e visão de 360º

O sistema de navegação da Orca AI foi configurado para funcionar como um “guardião humano”. Segundo a companhia, ele fornece, a partir de 18 câmeras a bordo, detecção, rastreamento, classificação e estimativa de alcance da embarcação em tempo real, com uma visão de 360º, dia e noite.

“Com boa parte do comércio internacional do Japão confiando no transporte marítimo, é imperativo encontrar soluções tecnológicas que tornem o transporte mais seguro”, disse Hideyuki Ando, do grupo NYK, sobre a bem-sucedida viagem do cargueiro e o futuro do transporte marítimo. “O sucesso do projeto, realizado a milhares de quilômetros do Japão e com hardware e software complexos sendo enviados e atualizados de forma regular e remota, é um excelente exemplo do potencial da tecnologia para transformar a indústria.”

Os algoritmos da Orca AI são alimentados por IA e machine learning e foram construídos de acordo com dados coletados do cargueiro um ano antes da viagem. Isso ajudou o software a identificar alvos no complexo ambiente da baía de Tóquio. Os dados em tempo real foram monitorados no centro de operações da frota na capital japonesa, a centenas de quilômetros de distância.

Crédito da imagem principal: Orca AI/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags