A tradicional empresa de design italiana Pininfarina se juntou à startup afroeuropeia Namx para construir um SUV que pode revolucionar a indústria automotiva, caso tenha êxito. Chamado de HUV, o utilitário rompe com o conceito de célula de combustível ao apresentar seis cápsulas (ou minitanques) de hidrogênio removíveis para uma realimentação mais rápida.

Segundo as duas companhias, o utilitário terá um alcance de quase 800 km — o mesmo do premiado Lucid Air — e será equipado com um tanque de hidrogênio fixo para sustentar um motor elétrico de última geração na configuração 4×4, com 540 cv de potência, ou um motor mais básico de 296 cv (também a bateria) na versão com tração traseira.

No modelo mais básico, o carro irá de 0 a 96 km/h em 6s5, com uma velocidade-limite de até 200 km/h. Já na versão mais avançada, a velocidade máxima é de 250 km/h, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6s5.

HUV: SUV feito em conjunto por Namx e Pininfarina
Namx/Divulgação

O SUV da parceria entre Namx e Pininfarina “abrirá caminho” para um uso mais sustentável de carros a hidrogênio, segundo as companhias. Há um potencial inclusive de que a troca de tanques também seja aproveitada como parte de um serviço sob demanda, em lojas de conveniência.

publicidade

“Nossa dupla ambição é virar uma nova referência no mundo dos carros de emissão zero e explorar constantemente novos territórios para facilitar a mobilidade de nossos consumidores”, disse o diretor executivo da Namx, Faouzi Annajah, em comunicado à imprensa.

HUV: SUV feito em conjunto por Namx e Pininfarina
Namx/Divulgação

Modelo em tamanho real será revelado no Salão de Paris

O carro, que deve ser lançado no fim de 2025, será revelado oficialmente no Salão do Automóvel de Paris, em outubro deste ano, mas as encomendas já estão abertas. Segundo a empresa, a ideia era criar um modelo que fosse contra o design “suave e convencional” dos carros elétricos. O co-fundador da Namx, Thomas de Lussac, se inspirou, por exemplo, na ficção científica e nos muscle cars dos anos 1950 e 1960 para fechar o robusto do HUV.

“A Pininfarina não é apenas puro design e estilo”, disse o CEO da empresa, Paolo Pininfarina, sobre o projeto. “É também inovação, experiência de usuário e dar vida à nossa visão de um futuro sustentável. O Namx HUV está simplesmente no coração do nosso DNA: inventar a melhor experiência de condução à mobilidade infinita, com estilo.”

De acordo com a Pininfarina e a Namx, o SUV, em sua configuração mais simples, chegará ao mercado por 65 mil euros (em torno de R$ 342 mil). Já na versão premium, o preço será de 95 mil euros (cerca de R$ 500 mil).

Crédito da imagem principal: Namx/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!