Veículos e Tecnologia

Xos Trucks, empresa de caminhões elétricos em expansão, apresenta dois novos modelos e plataforma dedicada para frotas

13/05/22 10h51
Caminhão elétrico HDXT da Xos Trucks

A Xos Trucks, uma empresa americana da Califórnia que produz caminhões elétricos, está apresentando dois novos modelos, além de uma nova plataforma de inteligência de frota construída com base na tecnologia proprietária de seus veículos conectados. Enquanto os novos caminhões elétricos são mais uma investida da Xos para a redução de emissões nas estradas, o software surge para monitorar o desempenho e a eficiência dos veículos em tempo real.

Um dos modelos elétricos é o caminhão médio (entre as Classes 6 e 7, segundo a empresa) MDXT, que tem suas entregas programadas ainda para o final deste ano de 2022. Já o caminhão mais pesado HDXT (de Heavy-Duty Xos Truck), na Classe 8, deve começar a ser entregue em meados de 2023.

Leia também:

Os novos caminhões elétricos da Xos

Em termos de especificações, o MDXT é um modelo elétrico que pode assumir a forma de um caminhão baú, caminhão refrigerado ou plataforma, capaz de entregar após ser eletricamente carregado até cerca de 322 km. Em carga útil, são mais de 9 toneladas, com peso geral máximo de segurança (Gross Vehicle Weight Rating, GVWR) entre 10,4 toneladas e cerca de 15 toneladas.

Sua potência máxima está em 475 cv, com 2.294 kgfm de torque possíveis. O caminhão conta ainda com tecnologias como tela de 15 polegadas sensível ao toque no console central, sistema de gestão integrada e mais. Confira o vídeo preparado pela Xos sobre o MDXT:

Mais pesado, o Classe 8 HDXT da empresa californiana oferece um alcance de 370 km por carga, sendo voltado para frotas de transporte regional. Dentre suas especificações, temos uma carga útil em 25,4 toneladas e uma potência em 809 cv. A Xos também postou um vídeo só para mostrar seu modelo pesado e silencioso:

A nova plataforma apresentada pela empresa, Xosphere (“ex-ose-sphere”) é baseada na tecnologia conectada de veículos elétricos comerciais da empresa com foco na minimização de custo total de propriedade (TCO) para os clientes. Suas principais funções incluem monitoramento de desempenho em tempo real e configuração de alertas, atualizações over-the-air (OTA) para melhorar a eficiência de uma determinada frota e acesso a serviço e suporte por meio de botão dedicado.

“Agora podemos fazer agendamento de cobrança, gerenciamento de cobrança e carregamento de veículos, tudo a partir da mesma plataforma em que você está fazendo sua emissão de bilhetes de serviço, sua telemática e monitoramento de motoristas, monitoramento de segurança e conscientização de motoristas”, disse Dakota Semler, co-fundadora da Xos, que nasceu há cerca de seis anos e mostra boa expansao.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags