Nesta sexta-feira (13), um foguete Falcon 9 da SpaceX vai enviar mais um grande lote com 53 satélites Starlink à órbita da Terra. Quem tiver interesse em acompanhar o evento, poderá assistir em tempo real pelo canal da empresa no YouTube.

A SpaceX já tem mais de 2,5 mil satélites Starlink em sua megaconstelação. Imagem: Aleksandr Kukharskiy – Shutterstock

A decolagem está programada para acontecer às 19h07 (pelo horário de Brasília), a partir da Base Vandenberg da Força Espacial dos EUA (VSFB), na Califórnia.

publicidade

Se tudo correr de acordo com o planejado, o primeiro estágio do foguete voltará à Terra e pousará em uma balsa-drone da SpaceX no Oceano Pacífico, cerca de nove minutos após a decolagem. Já o estágio superior do Falcon 9 será responsável por implantar os satélites de internet banda larga em torno de uma hora após o lançamento.

Leia mais:

Este será o quinto voo do primeiro estágio deste foguete. Um número admirável, mas bem longe de um recorde para a SpaceX: três diferentes propulsores Falcon 9 têm impressionantes 12 missões no currículo.

Até o momento, a empresa de Elon Musk já lançou cerca de 2,5 mil satélites Starlink no total, com 11 lançamentos feitos em 2022 – a maioria dos 18 voos da empresa neste ano. E a megaconstelação ainda ficará maior, já que a SpaceX tem autorização para 12 mil satélites e solicitou aprovação para outros 30 mil, totalizando 42 mil.

Mais um lote de satélites Starlink será lançado no sábado (14), desta vez partindo da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!