Internet e Redes Sociais

Mãe diz que algoritmo do TikTok recomendou desafio que teria levado à morte de sua filha

13/05/22 18h20
Imagem mostra a tela do aplicativo TikTok

Shutterstock

Uma criança de 10 anos morreu no ano passado ao participar de um desafio do TikTok chamado de “Desafio do Blackout”. Agora, a mãe da menina entrou com um processo na Justiça contra a ByteDance, dona da rede social, alegando que o algoritmo da plataforma recomendou o conteúdo perigoso para a sua filha.

O caso aconteceu no dia 7 de dezembro, Nyla morreu no dia 12, após ficar cinco dias internada. A mãe, Tawainna Anderson, entrou com a ação no estado americano da Pensilvânia. O processo diz que o algoritmo da plataforma  “determinou que o mortal Desafio do Blackout era bem adaptado e provavelmente interessaria a Nylah Anderson, de 10 anos”.

O “Desafio do Blackout” incentivava os participantes a prenderem a respiração até desmaiar. Apesar de ter ganhado repercussão no ano passado, esse tipo de desafio já está há anos em circulação na rede social. Em abril de 2021, uma menina na Itália, de apenas 12 anos, também morreu ao tentar o desafio no TikTok.

Desafio do TikTok

“Eles usaram seu aplicativo e algoritmo para encaminhar um vídeo de desafio de blecaute para uma criança de 10 anos”, disse o advogado de Anderson em uma coletiva de imprensa.  “Algo tem que mudar, algo tem que parar porque eu não gostaria que nenhum outro pai passasse pelo que estou passando”, disse também a mãe.

Leia mais:

Em nota, o TikTok alegou que o desafio perigoso já circula na internet há um período antes da rede social entrar no ar. As lojas de apps classificam a plataforma como “não recomendada para menores de 12 anos”.

“O ‘desafio’ perturbador, que as pessoas parecem aprender de outras fontes além do TikTok, é anterior à nossa plataforma e nunca foi uma tendência do TikTok. Permanecemos vigilantes em nosso compromisso com a segurança do usuário e removeremos imediatamente o conteúdo relacionado, se encontrado. Nossas mais profundas condolências vão para a família por sua trágica perda”, diz a nota da ByteDance.

Via Gizmodo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags