O Telegram anunciou uma série de novas regras de uso da plataforma, entre elas, a idade mínima para criação de contas. A partir de agora, usuários do Brasil que queiram ter um perfil no Telegram precisam ter, no mínimo, 16 anos.  

Ainda não está claro como o mensageiro criado pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov vai filtrar a idade dos seus usuários, já que não faz a coleta deste dado durante a criação da conta. Ao se cadastrar, a plataforma pede apenas o número de celular, o nome e uma foto de perfil. Anteriormente, o Telegram exigia idade mínima para criação de contas apenas no Reino Unido e União Europeia.

Leia também!

Recentemente, a rede social entrou nos holofotes brasileiros após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinar o bloqueio da plataforma por não cumprimento de determinações judiciais.  

publicidade

A plataforma é fortemente criticada em todo o mundo por ser considerada muito permissiva com atividades consideradas ilegais por diversos países, além de ser considerada um grande facilitador na disseminação de fake news.

Junto com as mudanças de idade, o Telegram também anunciou que vai restringir atividades ilegais, como abuso infantil e terrorismo. Os itens foram adicionados à lista que já proibia o uso de programas para aplicação de golpes e envios de spam, bem como promoção da violência e compartilhamento de conteúdo pornográfico sem autorização.  

Telegram. Imagem: Shutterstock

A modificação não foi divulgada nas redes sociais ou blog oficial do Telegram, apesar das novas regras já estarem em vigor, segundo a plataforma oficial dos termos de uso.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!