O rapper filipino Allan Pineda, conhecido como Apl.de.ap, da banda estadunidense Black Eyed Peas, causou uma certa comoção nas redes sociais ao anunciar que era legalmente cego. A cegueira do cantor se dá por uma condição chamada nistagmo, conhecida popularmente como “olhos dançantes”.

O nistagmo consiste na movimentação constante dos olhos, que pode ser horizontal, vertical ou giratória, em um ou nos dois olhos. Essa movimentação é natural e ocorre em todo mundo, podendo, inclusive, ser induzida, como quando uma pessoa olha para um ponto fixo e abre e fecha os olhos rapidamente.

Condição congênita é bastante rara

Quando o nistagmo aparece em bebês menores de seis meses de idade, ele é considerado congênito, como é o caso de Apl.de.ap. A condição congênita pode ocorrer por uma alteração na musculatura dos olhos, mas sem nenhuma anormalidade nos olhos propriamente ditos.

Outra causa do nistagmo é uma anormalidade no fundo do olho, ou seja, a baixa visão pode ser tanto causa, quanto consequência desta condição. Para o cantor, a condição era tão severa que ele foi declarado como legalmente cego.

publicidade

Leia mais:

Segundo o próprio Apl, ele não conseguia enxergar detalhes faciais, se guiando pelo som da voz de uma pessoa. O músico também conseguia ver alguns vultos, o que permitia que ele soubesse que uma pessoa ou objeto estava relativamente perto dele.

Apl.de.ap também tinha miopia severa

Cirurgia de miopia para pacientes com nistagmo exige um tipo diferente de anestesia local, já que os olhos podem continuar se movimentando mesmo durante a operação. Crédito: Sruilk/Shutterstock

Além do nistagmo congênito, Apl.de.ap também tinha um alto grau de miopia, que impede que as pessoas enxerguem o que está a grandes distâncias. Por conta dos movimentos involuntários dos olhos, o cantor não pode usar lentes de contato para corrigir a miopia.

Além disso, o uso de óculos de grau também pode se tornar bastante incômodo. Por conta disso, o artista se submeteu a uma cirurgia de correção da miopia, o que, segundo ele, melhorou bastante sua visão e a qualidade de vida, permitindo a ele enxergar mais detalhes faciais, por exemplo.

Via: BBC Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!