A espaçonave Lucy pode ter uma visão exclusiva do eclipse lunar que começa às 23h28 deste domingo (15) e termina às 2h55 de segunda-feira (16).

Lançada pela Nasa em outubro de 2021 para visitar um conjunto de asteroides, a sonda está atualmente a cerca de 70% de distância entre a Terra e o sol. A ideia é que alguma das suas câmeras de alta definição consiga captar imagens da lua passando pela sombra da Terra.

Sonda na Nasa terá visão única do eclipse lunar
Imagem: Leena Robinson/Shutterstock

“Desta distância, a Lucy observará o eclipse de um ângulo raramente visto”, afirmaram especialistas na última quinta-feira (12) através de um comunicado oficial. 

Veja como acompanhar a ‘Lua de Sangue’ no Brasil neste domingo

publicidade

Como a sonda vai “enxergar” o eclipse?

Para observar o eclipse em ação de camarote, a Lucy pode usar a sua câmera pancromática de alta resolução, a L’LORRI (Lucy Long Range Reconnaissance Imager). Se trata de um instrumento avançado baseado em uma versão similar que voou na New Horizons, que passou por Plutão e está visitando outros asteroides no distante Cinturão de Kuiper.

“É uma oportunidade divertida, pois é extremamente raro obter imagens reais de eventos astronômicos como este, de um ponto de vista tão único”, acrescentaram especialistas do Southwest Research Institute.

Leia mais:

Onde o eclipse será visível?

Conhecido como Lua de Sangue, o eclipse lunar total poderá ser visto do Brasil. O fenômeno também será visível em toda a América do Norte e do Sul, Europa, África e partes da Ásia. 

Já para a Nova Zelândia, o leste da Europa e o Oriente Médio, o eclipse será penumbral (quando a Lua passa somente pela penumbra da Terra, de modo que sua cobertura, ainda que total, é quase imperceptível – ela não fica nem escondida, apenas com o brilho mais fraco). 

Via: Space

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!