Em um mundo com muitas opções de tela de diversos tamanhos e formatos, às vezes é bom ter como assistir a um filme ou escutar música sem pensar onde vai ficar a TV ou o aparelho de som. Ou fazer isso até em lugares onde seria impossível levar esses aparelhos!

Essa é a ideia do The FreeStyle, um pequeno projetor portátil e smart, com imagem de cinema e caixa de som embutidos que funciona só com 1 fio! Tá tudo lá dentro. Nasceu pronto!

Parece complicado né, mas deixa eu te mostrar o que esse pequeno e incrível dispositivo, que mais se assemelha a uma solução de SmartTV pode fazer.

Começando pelo visual, a Samsung conseguiu condensar todo aquele projetor grande que você conhecia, em um produto minimalista, que possibilita levar a diversão sempre com você, onde quiser.

Isso significa a presença de todos os componentes necessários em um único dispositivo, O peso de todo o conjunto é de 830 gramas e com ele você consegue ter uma imagem com algo entre 30 e 100 polegadas.

A diferença é grande, mas quem determina o tamanho é o usuário, dependendo do espaço que tem pra fazer a projeção. É ter uma TV gigante ou nem tão grande assim em qualquer lugar que possa oferecer uma tomada, ou que você leve um carregador portátil.

Sim, isso mesmo, o The Freestyle pode ser alimentado por uma bateria externa e continua tocando sua música favorita ou projetando os filmes e as séries que você quiser, por horas. A Samsung diz que com um modelo de 20.000 mAh, três horas de filme em streaming estão garantidas.

A reprodução do som também depende da escolha do usuário. Dentro do dispositivo existe uma caixa de som com áudio em 360 graus, apontada pro lado oposto da projeção da imagem, que preenche o ambiente com o som vindo de todas as direções. Ela tem cinco watts RMS e isso já é suficiente pra escutar filmes ou músicas em volumes até elevados.

Se a festa é grande e você precisa de um som ainda mais alto, ele usa o Bluetooth pra levar o áudio pra qualquer speaker compatível, de qualquer tamanho, marca ou potência.

O caminho contrário também pode ser feito, fazendo o som de um smartphone chegar no Freestyle e assim ele vira uma caixa de som portátil com música e que exibe efeitos visuais de acordo com a batida. Ainda em áudio e respingando também em vídeos, o The Freestyle pode funcionar como smart speaker, já que ele vem com múltiplos assistentes de voz, como Alexa da Amazon e a Bixby da Samsung embarcadas. Com isso ele pode responder perguntas feitas em português, inclusive é hands-free, reproduzir conteúdos e ser ajustado sem usar o controle remoto.

Voltando pra ideia de filmes, o Tizen vem instalado de fábrica e ele é basicamente o mesmo sistema operacional de TVs da Samsung. Isso significa a presença de aplicativos de streaming como Netflix, Disney Plus, Prime Video, Globoplay e qualquer outro que já pode ser baixado e instalado nos televisores da marca. A lista envolve até apps de música, como o Spotify e Deezer. O conteúdo chega até o The Freestyle com ajuda de Wi-Fi, mas ele

também pode vir por um cabo micro HDMI. Com esse fio até um console pode ser ligado, deixando os limites… meio sem limites.

Bom, vamos supor que o The Freestyle tá com as senhas e logins feitos, mas um convidado resolve querer participar da escolha dos filmes, coisa que não é tão rara assim né. Nesse momento ele pode espelhar e projetar a tela do aparelho, colocar o conteúdo que quiser, como um streaming. Além disso, ele pode mostrar a foto do cachorro ou mesmo jogar games em uma tela de até 100 polegadas. Esse espelhamento de tela do celular pode acontecer em modelos de qualquer marca, até mesmo com um iPhone pelo AirPlay.

Agora, fechando essa apresentação dos recursos do The Freestyle, ele vem com sensores capazes de medir corretamente o foco e a distância até o local da projeção. Em outras palavras, mudar o produto de local não significa ter trabalho pra ajustar tudo de novo. O próprio sistema faz tudo isso pra você de maneira automática.

E isso é um dos grandes trunfos do produto. Em qualquer ângulo, a proporção da imagem fica constante em 16:9, sem o famoso trapézio que seu professor gastava horas rosqueando os pezinhos dos antigos projetores. O foco ajusta automaticamente para uma imagem nítida, e o nivelamento instantâneo realinha a imagem para o uso em qualquer superfície, se o produto ou a parede que vc estiver projetando estiverem inclinados, tudo se ajusta e você vê a tela reta em 90º. O produto chega inclusive a adaptar as cores se o plano de fundo tiver tonalidades que não sejam brancas, no caso de tons claros, você pode reajustar a projeção para manter o nível de originalidade de cor que o produto é capaz de reproduzir.

Não quer imagens? Sem problemas…Uma tampa pode cobrir a lâmpada de projeção e assim o The FreeStyle vira uma luminária ambiente, que pode continuar tocando música ou reproduzindo áudio de um filme que está rodando.

A imagem projetada pode até mesmo servir como decoração , já que no Tizen o The Freestyle conta com o recurso modo ambiente, assim como as TVs QLED, que permite projetar mensagens que já vem embutidas, como feliz aniversário ( em neon!), ou até mesmo uma imagem de uma janela com uma linda paisagem, novidade que está virando trend no TikTok. E você pode complementar o seu The Freestyle com um case resistente à água que protege o produto quando você leva ele de um lado pro outro.

Bom, o The Freestyle acaba de chegar ao Brasil e o preço de lançamento dele está sugerido em R$ 6.999, mas o valor pode variar de acordo com o varejo. E aí, o que achou? Tem vontade de ter um, OU já comprou o The FreeStyle e colocou no rolê pra tocar música? Qual seria seu uso desse projetor, que é uma tela portátil, que pode ser um smart speaker…enfim, conta pra gente aqui na parte dos comentários. A Samsung também nos contou que o público alvo deste lançamento são os jovens, descolados e que buscam praticidade, mas nós aqui do Olhar Digital acreditamos que ele tem tudo pra conquistar qualquer geração.

Clique aqui e saiba mais sobre o The Freestyle!