Veículos e Tecnologia

Elétrico Porsche 718 Cayman GT4 ePerformance oferece mais de 1.000 cv em potencial do Mission R

17/05/22 10h33
Carro elétrico Porsche 718 Cayman ePerformance

A Porsche começou a testar os componentes tecnológicos de seu conceito Mission R (que vimos aqui em setembro do ano passado) em um modelo próximo da produção em série, o elétrico 718 Cayman GT4 ePerformance. Dentre seus destaques mais claros, as capacidades do trem de força em 735 kW (1.000 cv).

Com tração nas quatro rodas, o GT4 ePerformance traz um chassi emprestado da variante GT4 Clubsport do Porsche 718 Cayman. Outros componentes também foram transferidos do carro de corrida existente.

Leia também:

Imagem: Divulgação/Porsche

Vale apontar que o protótipo do veículo veio com 6.000 peças que foram construídas do zero. Por exemplo, o corpo foi feito de materiais compostos de fibra natural, em vez de sintéticos. A carroceria é 14 centímetros mais larga que o carro de corrida existente. Conforme traz a nota oficial da Porsche, “os para-lamas alargados permitem mais espaço para os pneus de corrida mais largos de 18 polegadas da Michelin. Os materiais renováveis ​​constituem uma proporção particularmente elevada dos pneus”.

Um pico de 1.088 cv elétricos da Porsche

Imagem: Divulgação/Porsche

Em corridas simuladas, uma constante de 450 kW (612 cv) está disponível por 30 minutos, ou seja, a duração de uma corrida Carrera Cup. Em termos de tempos de volta e velocidade máxima, o 718 Cayman GT4 ePerformance está no mesmo nível do atual 911 GT3 Cup da geração 992, explica a Porsche.

O veículo possui dois motores elétricos em uma composição de máquina síncrona permanentemente excitada (PESM), cada um devidamente alocado nos eixos dianteiro e traseiro. A potência de pico alcançada na combinação soma 800 kW – cerca de 1.088 cv. Os motores são refrigerados a óleo, enquanto a bateria também é refrigerada, e isso mantém as temperaturas sob controle durante toda a duração da corrida.

Bateria com carregador muito potente

Imagem: Divulgação/Porsche

Enquanto o carro de produção Porsche Taycan funciona com tecnologia de 800 V, o protótipo do carro de corrida elétrico implantou tecnologia de bateria de 900 V. Este último conseguiu saltar de um estado de carga de 5% para 80% em apenas 15 minutos usando um carregador de alta potência.

A Porsche mostrará novamente este protótipo ePerformance no Goodwood Festival of Speed, que acontecerá a partir de 23 de junho deste ano na Inglaterra. Também será exibido na Alemanha dois meses depois, em 20 de agosto, na fábrica da Porsche em Leipzig, em um circuito de testes dedicado. Mais tarde, a Porsche exibirá o veículo elétrico nos EUA e na região da Ásia-Pacífico até meados de 2024.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Tags