Nesta quarta-feira (18), um foguete Falcon 9 da SpaceX vai enviar mais um grande lote com 53 satélites Starlink à órbita da Terra. Quem tiver interesse em acompanhar o evento, poderá assistir em tempo real pelo canal da empresa no YouTube.

Lote de satélites Starlink em um foguete Falcon 9 lançado em 2021. Imagem: Starlink/Divulgação

O lançamento está programado para acontecer às 7h20 da manhã (pelo horário de Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida.

Se tudo correr de acordo com o planejado, o primeiro estágio do foguete voltará à Terra e pousará em uma balsa-drone da SpaceX no Oceano Atlântico, cerca de nove minutos após a decolagem. Já o estágio superior do Falcon 9 será responsável por implantar os satélites de internet banda larga em torno de uma hora após o lançamento.

Essa será a quinta missão do primeiro estágio deste foguete. Um número admirável, mas bem longe de um recorde para a SpaceX: três diferentes propulsores Falcon 9 têm impressionantes 12 missões no currículo.

publicidade

Leia mais:

Se os 53 satélites forem implantados com sucesso, a SpaceX terá um total de 2.374 em funcionamento. Isso representa mais da metade da frota de primeira geração programada pela empresa de 4.408 satélites.

De acordo com o site Spaceflight Now, com uma ampla margem, a constelação Starlink é a maior frota de satélites já colocada em órbita. A OneWeb, principal concorrente da SpaceX no mercado de internet espacial, implantou em órbita 428 de seus 648 satélites de primeira geração, o suficiente para ocupar o segundo lugar no ranking.

Até o momento, a empresa de Elon Musk fez 13 lançamentos de satélites Starlink em 2022 – a maioria dos 20 voos da empresa neste ano. E a megaconstelação ainda ficará maior, já que a SpaceX tem autorização para 12 mil satélites e solicitou aprovação para outros 30 mil, totalizando 42 mil.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!