A musculação sozinha pode ser um mecanismo eficaz para a perda de peso e não necessita ser acompanhada de exercícios aeróbicos, sugere um novo estudo. Segundo a pesquisa, exercícios como levantamento de peso, combinados com déficit calórico, ajudam a reduzir a gordura corporal.

Em uma revisão sistemática de 116 estudos diferentes, cientistas da Universidade Edith Cowen, na Austrália, e da Universidade de Caxias do Sul, no Brasil, descobriram que a combinação entre musculação e redução de calorias era uma estratégia eficaz para perda de peso.

Desmascarando alguns mitos

Pés caminhando em uma esteira
Exercícios como corrida não são realmente necessários quando há a combinação entre musculação e alimentação saudável. Imagem: peampath2812/Shutterstock

As descobertas ajudam a desmistificar que exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo, são a única maneira de perder peso. “Normalmente, quando falamos sobre obesidade, composição corporal ou perda de peso, só ouvimos falar de exercícios aeróbicos”, disse Pedro Lopes, autor principal do estudo.

De acordo com Lopez, a pesquisa pode apresentar alternativas aos exercícios aeróbicos, que podem ser prejudiciais aos joelhos e outras articulações, principalmente para pessoas com obesidade. Apenas a musculação, aliada ao déficit calórico, pode ser uma opção mais segura para esse público.

publicidade

Diminuir calorias é extremamente necessário

Porém, os pesquisadores ponderam que apenas a musculação pode não ajudar na perda de peso e precisa estar aliada com uma nutrição adequada. A perda de peso observada no estudo estava ligada a um déficit calórico, ou seja, a ingestão de menos calorias do que as que eram queimadas com exercícios.

Leia mais:

É lugar comum dentro da nutrição que o déficit calórico é essencial para perda de peso e queima de gordura, porém, os métodos para isso podem variar. As estratégias para a diminuição de calorias podem envolver diminuição de porções, diminuição de carboidratos ou jejum intermitente, por exemplo.

O estudo também descobriu que o principal motivo para a realização da musculação, que é a construção muscular, também pode ser um caminho para a perda de peso. Quanto mais músculos uma pessoa tem, mais calorias ela queima, como o levantamento de peso aumenta a capacidade atlética, também pode ser eficaz para uma melhora da saúde metabólica.

Via: Insider

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!