Em uma única composição XLE, híbrida não plug-in (HEV), o luxuoso sedan Toyota Camry está de volta ao Brasil, custando R$ 331.790 e expandindo a linha de veículos eletrificados da empresa. O veículo vai acompanhar em terras brasileiras o Corolla (e o Corolla Cross) híbridos flex e o RAV4 híbrido.

Suas vendas já começam esta semana, como traz a Toyota, em todas as concessionárias da marca no país. Em meados de 2021, a montadora suspendeu as vendas do sedan e do híbrido Prius por aqui, mas em seu comunicado, já havia a informação de que o movimento era temporário, com um retorno sendo avaliado para 2022 “com novidades do novo ano/modelo”.

Leia também:

Híbrido, com um motor a combustão e três elétricos

Imagem aérea do carro da Toyota
Imagem: Divulgação/Toyota

Neste retorno, o Camry abandona o V6 sob o capô para trazer um motor 2.5L DOHC quatro cilindros 16V VVT-iE de 178 cv a 5.700 rpm e torque de 22,5 kgfm a 3.600 rpm. Contando com os 120 cv e 20,6 kgfm de torque dos três motores elétricos que o acompanham, temos uma potência máxima de 211 cv. O conjunto de baterias de níquel-metal hidreto está alocado sob o banco traseiro.

publicidade

Sua transmissão é automática (eCVT), com o carro em uma composição de tração dianteira e suspensão McPherson, com barras estabilizadoras na frente e suspensão independente, com barras estabilizadoras atrás. Há quatro modos de condução: Normal, Eco, EV (100% elétrico) e Sport.

100% elétrico aqui precisa de um contexto: um híbrido to tipo HEV, não plug-in, é um carro movido a combustível fóssil. O motor convencional carrega as baterias para os elétricos, e essas não podem ser carregadas pela rede elétrica. Ele acaba gastando menos gasolina, mas a energia do motor elétrico vem da bomba do posto. Um veículo HEV não pode, diferente de um híbrido plug-in (PHEV), usar o motor elétrico como meio principal indefinidamente: uma hora precisa ligar o motor a combustão interna para carregar.

Design e sistemas do sedan da Toyota

Vista de trás do sedan híbrido
Imagem: Divulgação/Toyota

O novo Camry também recebeu atualizações no design frontal, com o alongamento da área central do veículo, que se estende desde o capô até o para-choque e se interliga ao canto do para-lama. Detalhes cromados nas laterais e rodas de 18 polegadas de liga leve também fazem parte de seu desenho.

A empresa destaca itens de segurança do sedan híbrido como o pacote Toyota Safety Sense (TSS) com adição de sistema de alerta para mudança de faixa e atualizações do Sistema de Pré-colisão Frontal (PCS). Outros recursos nessa linha são a detecção de pedestre à noite e ciclista, além da introdução da Assistência de Direção de Emergência (ESA).

Por dentro do luxuoso Camry

Por dentro do Camry
Imagem: Divulgação/Toyota

Por dentro, o novo Camry traz bancos revestidos de couro com detalhes de material sintético premium. O volante e a manopla de câmbio também receberam apliques do material, com detalhes em prata, igualmente utilizados nas maçanetas.

Enquanto isso, o painel central oferece acabamento em soft touch e detalhes em madeira no padrão black engineered wood, além de adornos cromados. Com 9 polegadas, a tela de resolução HD é sensível ao toque. Há compatibilidade com sistemas Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo do sedan tem tela TFT colorida de 7 polegadas.

O Camry oferece para os clientes do Brasil ar-condicionado digital de três zonas, com controles de temperatura independentes para o motorista, passageiro dianteiro e bancos traseiros, e painel de controle touch para os passageiros de trás. De série, o assento traseiro elétrico possui regulagem de inclinação, para aprimorar o conforto dos ocupantes. O teto solar panorâmico traz abertura elétrica e o sistema de iluminação ambiente é aplicado com LEDs.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!