Na semana passada, uma foto feita em Marte mexeu com a imaginação das pessoas e causou burburinho nas redes sociais. Captada pela Mast Camera do rover Curiosity, a imagem mostra o que parece ser uma “porta” no meio de uma rocha marciana. 

Rover Curiosity
Será que o rover Curiosity fotografou mesmo uma “porta” em Marte? Imagem: Nasa/Divulgação

Seria um portal alienígena? Um acesso para um túnel que leva até o centro do planeta? Essas foram algumas das suspeitas levantadas pelos curiosos de plantão. 

Segundo a NASA, no entanto, é tudo uma questão de perspectiva. “É uma foto muito, muito, muito ampliada de uma pequena rachadura em uma rocha”, explicou a agência à BBC News Mundo, o serviço de notícias em espanhol da emissora britânica.

Essa imagem faz parte da série “Sol 3466”, que foi publicada em vários fotogramas no site do Programa de Exploração de Marte da agência. Vista em toda a sua composição, a série muda a perspectiva de dimensão e a forma da tal “porta”.

publicidade
“Porta” fotografada em Marte é apenas uma rachadura de 30cm x 45cm. Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS
Esta imagem sob outra perspectiva, e que abrange uma área de visão maior, mostra o quão pequena é a fenda que foi confundida com uma “porta”. Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) revelaram que a fissura é pequena, com cerca de 30 cm de largura por 45 cm de comprimento. “Existem rachaduras lineares em todo esse afloramento, e este é um lugar onde várias rachaduras lineares se cruzam”.

De acordo com Neil Hodgson, um pesquisador britânico que estudou a geologia marciana, trata-se de uma erosão natural dos estratos (camadas rochosas formadas por lodo e areia). “Eles foram depositados há cerca de 4 bilhões de anos em condições sedimentares, possivelmente em um rio ou em uma duna levada pelo vento”, disse Hodgson, em entrevista ao Live Science.

Neste caso, em particular, uma rachadura vertical atravessa os estratos da rocha, formando a (não mais) “misteriosa” fenda.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!