O governo canadense acaba de proibir o uso de equipamentos da Huawei e da ZTE nas redes 5G de todo o país. A decisão foi anunciada por meio de um comunicado oficial que cita “preocupações” da ordem de segurança nacional que poderiam “conflitar com as leis canadenses” ou prejudicar os interesses do país.

A partir de setembro deste ano, todas as empresas de telecomunicações serão impedidas de comprar equipamentos das duas gigantes chinesas. 

Também ficou decidido que todos os equipamentos de 5G de ambas as marcas devem ser removidos até o dia 28 de junho de 2024. O mesmo vale para os dispositivos usados nas redes 4G, que devem ser removidos até o fim de 2027.

“O governo está comprometido em maximizar os benefícios sociais e econômicos do 5G e o acesso a serviços de telecomunicações em grande escala, mas não à custa da segurança”, diz o comunicado.

publicidade

Leia mais:

Uso de equipamentos chineses também foi banido em outros países

O Canadá não está sozinho em restringir o uso de equipamentos da Huawei e ZTE. O setor de telecomunicações dos EUA está gastando bilhões para remover e substituir equipamentos chineses em suas redes. O Reino Unido também acompanhou a decisão, bem como Austrália e Nova Zelândia.

A grande preocupação dos países, segundo a CBC News, está relacionada à Lei de Inteligência Nacional da China, que alguns dizem que pode ser usada para fazer com que empresas chinesas cooperem com o trabalho de inteligência do país.

O medo é que isso possa ser usado para forçar empresas de tecnologia como a Huawei e ZTE a entregar informações confidenciais de redes estrangeiras ao governo chinês. 

“A China avaliará de forma abrangente e séria este incidente e tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas”, disse a embaixada canadense da China em resposta à proibição.

Via: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!