Quatro anos atrás, Chris Ramsey obteve o recorde de maior distância completada com uma bicicleta elétrica, ao viajar 290 km com uma Volt Pulse no Grampian Transport Museum, na Escócia. Agora, o britânico fez um baita upgrade nas pretensões e vai usar um carro para ir muito mais longe: quer viajar do Polo Norte ao Polo Sul da Terra com um Nissan Ariya. A expedição, intitulada “Pole to Pole” e anunciada nesta terça-feira (24) pela montadora japonesa, terá início em março de 2023.

No caso, são os polos magnéticos. Polos geográficos (os “normais”, no mapa) são o centro do eixo de rotação da terra, enquanto polos magnéticos são o centro do campo magnético da Terra. A distância entre os dois tipos é cerca de 3 mil quilômetros. O Polo Norte geográfico fica no meio do Oceano Ártico congelado, mas o Polo Norte magnético fica na Ilha Ellesmere, no Canadá, e o Polo Sul magnético é na costa da Antártida, tornando a viagem possível (se com trechos por navio).

Para alcançar o feito, Ramsey terá que rodar mais de 27 mil quilômetros por várias regiões e continentes com o Nissan Ariya e-4ORCE. De acordo com a montadora, a aventura será de alto impacto para o crossover elétrico já que são previstas temperaturas entre -30 ºC e 30 ºC. Caso ela dê certo, o escocês terá sido a primeira pessoa a dirigir de um polo a outro em um veículo automotivo (de qualquer tipo). O caminho começará no Ártico e passará pelas três Américas (Norte, Central e Sul) antes de atingir a Antártida.

“Nossa missão é mostrar que os veículos elétricos podem enfrentar os ambientes mais severos — do frio intenso dos polos às florestas quentes e úmidas da América do Sul”, destaca Ramsey, que se diz um ativista da sustentabilidade e da mobilidade elétrica.

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De acordo com a Nissan, o Ariya terá que passar por um amplo ajuste na carroceria para enfrentar as condições extremas nos polos norte e sul. Rodas, pneus e suspensão serão modificados e um segundo Ariya não-modificado atuará como veículo de apoio na expedição.

O sistema de tração integral e-4ORCE também deve ajudar na empreitada, uma vez que as quatro rodas usam freio regenerativo e, segundo a Nissan, fornecem ao motorista uma condução menos truncada. A montadora diz que o sistema aumenta a confiança do piloto ao traçar uma linha de direção em vários tipos de superfície, “sem a necessidade de mudanças no estilo de pilotagem ou entrada de curva”.

Chris Ramsey com o Nissan Ariya
Chris Ramsey terá que viajar 27 mil km com o Nissan Leaf para ir do Polo Norte ao Polo Sul (Nissan/Divulgação)

Especialista em extremos geográficos

Ramsey, por sua vez, é um especialista em jornadas com veículos 100% elétricos. Em 2017, ele e a esposa Julie se tornaram a primeira equipe a fechar o desafiador Rally da Mongólia em um carro a bateria. À época, a dupla viajou mais de 16 mil quilômetros com um Nissan Leaf de alcance limitado (250 km), passando por mais de 20 países na Europa e Ásia Central. Naquele ano, o evento teve largada em Goodwood, sul da Inglaterra, e chegada em Ulan-Ude, quase na fronteira da Rússia com a Mongólia.

Dois anos antes, Ramsey também encarou uma jornada de 2.615 km entre John O’Groats, no extremo norte da Escócia, e Land’s End, na Cornualha, sudoeste da Inglaterra. Na viagem de dois dias, o britânico utilizou apenas pontos de carregamento públicos e gratuitos com o Nissan Leaf.

Crédito da imagem principal: Nissan/Divulgação

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