Os youtubers do canal indiano Creative Science conseguiram desenvolver um monociclo elétrico feito para parecer uma tradicional motocicleta KTM Duke. Para isso, o grupo emprestou componentes de várias motos no que, em última instância, se desvelou uma curiosa obra de gambiarra automotiva. O processo inteiro é documentado em um vídeo de pouco mais de dez minutos, que mostra desde a construção das hastes metálicas para construir a área do motor até um test drive com o veículo.

Para desfilar um estilo robusto parecido ao de uma KTM, o monociclo do Creative Science ganhou um tanque de combustível baseado na Yamaha FZ-S, porém nas cores laranja, branco e preto (os tons da marca austríaca). O dispositivo, no entanto, não tem finalidade mecânica — embora provavelmente forneça algum tipo de aderência às pernas do piloto.

O chassi tubular foi desenvolvido para suportar todo o monociclo e inclui um selim personalizado do tipo café racer, como aqueles utilizados em scooters populares como a Vespa, além de espelhos retrovisores circulares na extremidade do guidão. As hastes sustentando o motor são pintadas com spray laranja para conferir o estilo da KTM ao monociclo. Neste sentido, o veículo deve chamar bastante atenção na estrada.

Motorização simples

Do ponto de vista técnico, o modelo traz uma arquitetura bem simples com um motor de hub BLDC alimentado por uma bateria de íon-lítio de 60V com capacidade de 5.000 mAh. O vídeo não traz informações sobre potência ou autonomia, mas pela construção da máquina, é possível dizer que ela não deve ir muito longe. As células para a bateria são conectadas manualmente e fechadas em um módulo, como a maioria dos elétricos.

publicidade

O monociclo possui ainda farol falso, painel de instrumentos, pedaleiras de scooter e para-lama traseiro para dar uma aparência de KTM. Ele traz um controlador de autoequilíbrio que lhe mantém sempre na posição vertical, com um sensor conectado ao acelerador para gerir o movimento.

Esta não é a primeira vez que os youtubers do Creative Science documentam suas aventuras de tuning. Em um outro vídeo, eles construíram um monociclo baseado em uma Yamaha FZ, só que com um motor elétrico. Vale a pena assistir pela criatividade na engenharia.

Crédito da imagem principal: Reprodução/YouTube/Creative Science

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!