Para celebrar o fato de que cada vez mais países estão operando espaçonaves em Marte e arredores, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um lote de selos postais e três cartões de lembrança comemorativos. O material temático faz alusão às missões lançadas ao planeta pelos Emirados Árabes Unidos, EUA e China.

Cartões de lembrança lançados pela Administração Postal das Nações Unidas, em referência a missões em Marte dos EUA, da China e dos Emirados Árabes Unidos. Crédito: UNPA via collectSPACE.com

“Marte tem sido uma fonte de curiosidade por séculos. Em um ano histórico de exploração, três missões chegaram aos seus destinos em 2021 e ao redor do ‘Planeta Vermelho’. Esta série de selos marca essas conquistas pioneiras”, diz um comunicado emitido pela Administração Postal das Nações Unidas (UNPA).

publicidade

Dois dos novos selos da UNPA e um dos cartões de lembrança celebram a Emirates Mars Mission (EMM), a primeira missão interplanetária dos Emirados Árabes Unidos, que chegou à órbita de Marte em 9 de fevereiro de 2021. Os selos retratam a sonda Hope (Al-Amal, em árabe) e uma foto do planeta feita pelo equipamento.

Em referência à NASA, foram lançados também dois outros selos e um cartão de lembrança, que reconhecem as realizações da missão Mars 2020, que pousou na superfície marciana em 18 de fevereiro de 2021, e do Mars Reconnaissance Orbiter, satélite que está em órbita desde 2006. Os selos apresentam imagens do rover Perseverance e das dunas na cratera Proctor, com o cartão dedicado ao helicóptero Ingenuity.

publicidade
Os selos postais “Planeta Marte”, da ONU, celebram a realização humana no Planeta Vermelho. Crédito: UNPA via collectSPACE.com

Os dois selos e o cartão de lembranças restantes se concentram na missão Tianwen 1, da China, que entrou em órbita em 10 de fevereiro de 2021 e pousou três meses depois, em 14 de maio. Estão representados o rover Zhurong, sua plataforma de pouso e a área pré-selecionada onde ambos pousaram na superfície do planeta.

De acordo com o site CollectSPACE, assim como outros lançamentos da UNPA, o material comemorativo de Marte foi emitido em três moedas: francos suíços para os selos temáticos dos Emirados Árabes, dólares americanos para os lançamentos da NASA e euros para os da China.

publicidade

Projetadas pelo diretor de arte da UNPA, Sergio Barada, as imagens dos selos foram fornecidas pela equipe da EMM, pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) e pela NASA, com o apoio do Escritório das Nações Unidas para Assuntos Espaciais Exteriores (UNOOSA).

Leia mais:

publicidade

Interessados podem comprar os selos da ONU comemorativos a Marte pelo site da UNPA

Quem tiver interesse em adquirir esse material, pode encomendar no site da UNPA ou comprar nas lojas da ONU em Nova York, Genebra e Viena. Envelopes colecionáveis carimbados para o primeiro dia de emissão (também conhecidos como “capas do primeiro dia”) também estão à venda.

Segundo a ONU, os selos temáticos da UNPA refletem o trabalho da organização e servem como um lembrete do compromisso da entidade com seus objetivos. Já foram lançados, anteriormente: um conjunto de 2018 em comemoração ao 50º aniversário da primeira conferência da ONU sobre a exploração e usos pacíficos do espaço sideral; um par de selos temáticos de nebulosas para a Semana Espacial Mundial; um lançamento de 2011 para o 50º aniversário do voo espacial humano e uma coleção de 2007 de oito selos que marcam 50 anos desde o início da Era Espacial.

“À medida que a humanidade corre em direção a Marte, é importante que os países trabalhem juntos para promover a cooperação internacional e o uso pacífico da exploração do espaço, e na utilização da ciência espacial e da tecnologia para o desenvolvimento econômico e social sustentável”, diz o comunicado de lançamento dos selos. “Desde 1958, o UNOOSA trabalha para promover esses objetivos”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!