O Street View do Google Maps completa 15 anos em 2022, e para comemorar, está ganhando novidades bem interessantes, como a possibilidade de mostrar o histórico de imagens em dispositivos móveis e o novo recurso de visão imersiva

Google Street View em Macchu Picchu
Câmera do Google Street View em Macchu Picchu / Divulgação: Google

Chegando na adolescência, o Google Street View também está ganhando uma nova câmera, muito mais compacta, que permitirá explorar lugares ainda mais remotos. Além disso, o Google divulgou o rankings de lugares, cidades e países do Brasil e do mundo mais acessados no Street View.

Histórico de imagens do Street View agora disponível na versão mobile

O recurso de exibição do histórico de imagens é bem divertido, quase que uma viagem no tempo. Antes, ele só funcionava na web, mas agora também poderá ser acessado em smartphones Android e iOS. Assim, é possível escolher em que data você quer visualizar o lugar no Street View, fazendo uma viagem no tempo em 360º para ver como era tudo antes.

Google Street View ganha nova câmera

Nova câmera do Google Street View
Nova câmera do Google Street View / Divulgação: Google

O Google apresentou a nova câmera com a mesma resolução e recursos de processamento da câmera usada nos populares carros do Street View, mas em um tamanho muito menor e mais leve.

publicidade
Nova câmera do Google Street View pode ser instalada em trolley, triciclo ou moto de neve
Nova câmera do Google Street View pode ser instalada em trolley, triciclo ou moto de neve / Divulgação: Google

Além disso, como a nova câmera é modular, ela pode ser usada com outros componentes, montada em diversos objetos e até mesmo ser usada no rack do carro, como o modelo antigo. Assim, é possível instalar o Street View em trolley, triciclo ou moto de neve, além de uma simples mochila.

Câmera do Google Street View montada em um carro
Câmera do Google Street View montada em um carro / Divulgação: Google

A nova câmera do Street View pesa menos de 7 quilos, e assim, tem uma flexibilidade muito maior. Com esse peso reduzido, fica bem mais fácil levar a câmera para documentar lugares ainda mais remotos como topos de montanhas, por exemplo.

O Google cita a facilidade dessa câmera para trabalhos com parceiros, facilitando a tarefa de digitalizar áreas pouco mapeadas como a Amazônia.

Immersive View e recursos inteligentes

O Immersive View, apresentado no último Google I/O, monta um modelo de várias cidades no mundo. Além disso, também dá para usar o Live View para mostrar instruções de navegação usando realidade aumentada, sobrepostas ao que a câmera enxerga no mundo real.

O Google também está usando inteligência artificial para coletar informações comerciais das fachadas das lojas e empresas, descobrindo não só horários atualizados de restaurantes e alterações nos limites de velocidade, mas até o mesmo fechamento de estradas.

Segundo a empresa, só nos últimos três anos, foram mais de 25 bilhões de atualizações no mapa feitas com a ajuda da inteligência artificial.

Rankings de lugares, cidades e países

No último ano, o Brasil esteve entre os 5 países mais visitados no Street View. São Paulo foi a quarta cidade mais visitada do mundo. Além disso, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro foi o quinto lugar mais popular no serviço, e o primeiro no Brasil.

Leia também:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!