Recentemente a cantora Anitta se tornou a primeira artista brasileira a ocupar a primeira colocação no top 50 de artistas mais populares do mundo no Spotify. Para ajudar que isso aconteça com mais frequências e novas músicas dominem as paradas, a plataforma lançou o Charts, um novo para descobrir sucessos ao redor do mundo.

Segundo a empresa, no Spotify Charts é possível saber o que está bombando em outros países por meio de rankings diários e semanais, categorizando artistas de forma geográfica. No Brasil, é possível acessar este dado das seguintes cidades: Belo Horizonte, Belém, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Uberlândia. 

“Com atualizações toda sexta-feira, o Spotify Charts apresenta ainda rankings por gêneros e também o Local Pulse, que classifica as faixas mais populares entre os ouvintes a cada semana em determinadas cidades em comparação com sua popularidade no mundo”, diz o anúncio.

Segundo os dados da plataforma, o estudo global Fan Study do Spotify, a cidade de São Paulo lidera o ranking de descobertas com 700 milhões de streamings de novo conteúdo com base em dados de janeiro do ano passado. Outra curiosidade do estudo é que 66% das descobertas de novos artistas acontecem fora de seu país de origem com base em dados de janeiro deste ano.

publicidade

NFTs no Spotify

Você pode ir além do que só ouvir músicas no Spotify, os artistas podem usar as páginas de perfil para também promover mercadorias e datas de shows. Em breve, eles poderão até usar esse recurso para promover NFTs. De acordo com o Music Ally, Spotify começou a testar galerias NFT e já está disponível para um seleto grupo de usuários de Android dos Estados Unidos.

Leia também!

Os testes atualmente inclui visualizações NFT para artistas como Steve Aoki e The Wombats. Caso você seja uma das pessoas com acesso, poderá visualizar as galerias ao visitar uma das páginas de artista incluídas e rolando pela lista de músicas no Spotify. Tocar em um NFT faz com que você veja uma versão maior dele, com uma breve descrição.

Uma opção de “ver mais” irá redirecionar você para os NFTs página no OpenSea, onde você pode comprá-los. Mas o Spotify não oferece suporte a NFTs que são vídeos ou GIFs, apenas mostra uma imagem estática do NFT no aplicativo, não o vídeo completo.