A partir desta quarta-feira (25), os trabalhadores nascidos no mês de agosto podem solicitar o saque de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Lembrando que a Caixa Econômica Federal deposita os valores em uma conta poupança digital própria, criada justamente para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários. O dinheiro pode ser movimentado usando o aplicativo Caixa Tem ou por meio do FGTS digital.Também é possível pagar contas e transferir o dinheiro usando o Pix

publicidade

Ao todo, a previsão é que cerca de R$ 30 bilhões sejam liberados ao longo de todo o calendário de pagamentos para 42 milhões de trabalhadores. A liberação do dinheiro foi organizada considerando o mês de nascimento. Os saques, segundo o cronograma, vão até o dia 15 de junho, data em que os valores serão liberados para os trabalhadores nascidos em dezembro.

Calendário de saques do FGTS

Mês de nascimentoData de depósito
Janeiro20 de abril
Fevereiro30 de abril
Março4 de maio
Abril11 de maio
Maio14 de maio
Junho18 de maio
Junho21 de maio
Agosto25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro1º de junho
Novembro8 de junho
Dezembro15 de junho

Vale ressaltar que o dinheiro fica disponível até o dia 15 de dezembro. Após essa data, o valor é devolvido à conta do FGTS. O saque também é facultativo. Normalmente, com exceção de saques emergenciais, o fundo só pode ser retirado em situações como demissão sem justa causa, compra de um imóvel ou aposentadoria.

Para consultar e movimentar o saldo disponível, o trabalhador pode acessar o site da Caixa ou ir pessoalmente até uma agência do banco. As consultas também podem ser feitas pelo aplicativo do FGTS. Para mais informações, acesse o nosso guia.

Leia mais:

O dinheiro não foi depositado, e agora?

Pelo aplicativo do FGTS é possível consultar valores e solicitar o saque. Imagem: Eliseu Geisler/Shutterstock

Em alguns casos, dados incompletos podem dificultar a liberação do dinheiro. Dessa forma, será preciso solicitar o depósito manualmente. A boa notícia é que o processo pode ser feito pela internet usando o aplicativo do FGTS, sem necessidade de se locomover até uma agência da Caixa. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo do FGTS e faça o login com os seus dados.
  2. Clique no botão “Solicitar saque” (localizado na tela de cor laranja).
  3. Em seguida, aperte “Confirmar” para autorizar a abertura da conta poupança digital da Caixa em seu nome.
  4. Por fim, uma mensagem aparecerá na tela dizendo: “a Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!