Uma nova lei que permite confiscar empresas que optarem por deixar a Rússia por conta da guerra na Ucrânia pode entrar em vigor em questão de semanas. O projeto de lei, que coloca em risco qualquer empresa da União Europeia ou Estados Unidos, por exemplo, visa reforçar o poder do governo russo de intervir onde “houver ameaça à indústria local”, dificultando que mais negócios saiam do país sem sofrer grandes perdas financeiras.

Gráfico de linha de tendência de baixa com bandeira russa ao fundo.
Rússia enfrenta recessão e inflação nas alturas por conta das sanções econômicas. Imagem: C. Aphirak/Shutterstock

A legislação foi anunciada em meio ao êxodo de diversas empresas da Rússia, dentre elas, as mais recentes foram o Starbucks e o McDonald’s. A notícia certamente cria ainda mais pressão entre os negócios que ainda permanecem operando em solo russo, que enfrenta forte recessão devido às sanções econômicas.

Leia mais:

Em caso de confisco, um novo administrador será nomeado pelo Estado

A iniciativa cita como exemplo o confisco de empresas que fabricam dispositivos médicos, mas também lista uma série de outros setores, como o de transporte e energia. Em casos como esse, um novo administrador nomeado pelo Estado teria permissão, inclusive, de vender um negócio, enquanto seus ex-proprietários seriam impedidos de fazer negócios na Rússia.

publicidade

O texto foi aprovado na câmara do parlamento russo esta semana, mas ainda enfrenta mais duas leituras e uma revisão antes de ser sancionado pelo presidente Vladimir Putin. Por fim, o Ministério da Economia informou que escolherá adotar essa estratégia apenas em “casos críticos”.

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!