Um novo estudo da Cambridge Mobile Telematics (CMT), provedora americana de serviços de telemática com foco em estradas e motoristas, traz que pessoas dirigindo carros Tesla têm 50% menos chance de sofrer acidentes no trânsito. Isso em uma comparação com essas mesmas pessoas dirigindo seus outros veículos.

A CMT realiza suas pesquisas coletando dados telemáticos (dados coletados por meio de rastreadores nos carros, aplicativos de smartphone e outros dispositivos) de milhões de veículos. Neste novo trabalho, a empresa analisou motoristas de modelos elétricos que também dirigem outros veículos.

Mais precisamente, o foco é dado nas diferenças de risco e comportamento dos condutores entre motores de combustão interna e veículos elétricos em diversas variáveis. O que inclui fadiga do motorista, autonomia do veículo, condução distraída e excesso de velocidade.

Motoristas Tesla têm menos chance de bater, motoristas Porsche mais

Enquanto os proprietários Tesla são cerca de 50% menos propensos a bater, o oposto ocorre quando o carro é da Porsche. “Realizamos a mesma análise em indivíduos que operam um Porsche e outro veículo. Neste caso, observamos o efeito contrário. Os motoristas da Porsche são 55% mais propensos a colidir enquanto dirigem seu Porsche em comparação com o outro veículo”, diz Ryan McMahon, vice-presidente de estratégia da CMT.

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A empresa também descobriu que as pessoas que dirigem Tesla eram 21% menos propensas a dirigir distraídas com o telefone nos carros da montadora em comparação com quando dirigiam outro carro. Sem contar que tais motoristas também eram 9% menos propensos a dirigir acima do limite de velocidade.

Parar para carregar “é bom para a segurança”

As pausas em trajetos mais longos, mais necessárias para recarregar os carros elétricos do que para abastecer modelos a combustão, são vistas como um possível fator que diminui as chances de acidentes. Segundo McMahon, “isso poderia criar condições mais seguras para dirigir por causa da fadiga”.

Os dados do estudo não mediram o impacto específico dos controversos recursos de direção autônoma da Tesla. “O relatório pretendia isolar o efeito do design do carro e dos recursos de segurança nas taxas de acidentes”, disse McMahon.

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