O Google alterou mais um nome de sua lista de aplicativos “Go”, agora com o Galeria. O programa funciona como versão mais leve e quase sem acesso pesado à internet do Google Fotos, focando nos usuários com smartphones muito mais simples e também no Android Go.

Em 2017 o Google criou uma versão do Android chamada de Android Go, como alteração do Android 8 Oreo para que o sistema operacional móvel pudesse rodar em dispositivos mais simples. A lista de exigências para ter este OS na tela do aparelho inclui apenas 512 MB de RAM e os aplicativos pré-instalados também eram menores, liberando o dobro de espaço interno – quando comparado com os apps em versão normal.

publicidade

Leia também

App Galeria (Imagem: reprodução/Play Store)
App Galeria (Imagem: reprodução/Play Store)

Junto deste sistema operacional chegaram versões enxutas de aplicativos do próprio Google, como Gmail, Assistente, Arquivos, Maps e até mesmo o buscador Google, todos estes com sufixo “Go” no nome para diferenciar do app completo. Com o tempo, mais programas apareceram, como YouTube e Galeria. O responsável pelos vídeos deixará de funcionar no final deste ano e o outro perdeu a forma diferente de ser chamado: deixou de ser Galeria Go e agora é apenas Galeria.

publicidade

App Galeria Go foi lançado com apenas 10 MB

O Galeria tem como objetivo ser uma versão mais simples do Google Fotos, basicamente removendo alguns recursos como acesso para internet em alguns momentos, além de ter tamanho reduzido para a memória interna, ocupando apenas 10 MB – ao menos em 2019, quando foi lançado.

A mudança no app Galeria aconteceu na versão 1.8.8.436428459, disponibilizada pelo Google no dia 24 de maio. Ele ainda exige ao menos o Android 8 para funcionar e já foi baixado mais de 100 milhões de vezes.

publicidade

Outro app que perdeu o sufixo Go é o Arquivos, responsável por ajudar a economizar espaço interno ao identificar meios para limpar a bagunça de músicas, fotos, vídeos e todo tipo de coisa armazenada no aparelho.

Via: 9to5Google.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!