Disputado no último domingo (29), o GP de Mônaco de Fórmula 1 sofreu diversos atrasos por conta da forte chuva que caiu sob o Principado. E, à parte dos atrapalhos da organização de prova, que precisou lidar com uma falha de energia no sistema de sinalização da largada, um vídeo divulgado pela categoria no Twitter mostra como os pilotos tinham visibilidade quase zero no início do percurso.

As imagens mostram os monopostos em uma volta atrás do carro de segurança, um Mercedes-AMG GT Black Series guiado pelo alemão Bernd Maylander. O pole position Charles Leclerc, da Ferrari, até que consegue ver o contorno da pista à frente. Os pilotos atrás, no entanto, são vistos sofrendo na chuva — em especial, o então vice-líder Sergio Pérez, da Red Bull, enfrentando um enorme spray d’água no visor do capacete (veja a partir de 0’37” no vídeo abaixo).

O vídeo na chuva de Mônaco também mostra dois incidentes durante o período de safety car. Primeiro, Nicholas Latifi, da Williams, que passou reto no hairpin, e depois Lance Stroll, da Aston Martin, que esbarrou seu AMR22-Mercedes na Massenet. Ambos tiveram que ir ao pitlane.

Na corrida propriamente dita, Leclerc não conseguiu converter sua pole em vitória devido a um erro nos pits que o jogou para quarto lugar. Com isso, Pérez conquistou sua primeira vitória na temporada, fechando 1s154 à frente do espanhol Carlos Sainz Jr., da Ferrari. O líder do campeonato, Max Verstappen, terminou em terceiro.

publicidade

Rara em Mônaco, chuva em geral provoca surpresas

Dos 68 GPs realizados em Mônaco e válidos pelo Mundial de Fórmula 1, somente 12 (17,65%) foram disputados sob chuva. Em geral, boa parte deles provocou resultados inusitados, a começar pelas vitórias de azarões como os franceses Jean-Pierre Beltoise, pela BRM, em 1972, e Olivier Panis, pela Ligier, em 1996 — coincidentemente, os únicos triunfos de ambos os pilotos e os últimos das equipes no esporte.

Já em 1984, o então estreante Ayrton Senna conseguiu um pódio — o seu primeiro na Fórmula 1 — com a pequena Toleman sob condições extremas. Até hoje recordista de vitórias na corrida (1987, 89, 90, 91, 92 e 93), o brasileiro, na verdade, poderia ter uma a mais se não fosse pelo diretor de provas e ex-piloto Jacky Ickx, que encerrou o percurso antes do tempo regulamentar e deu a vitória ao francês Alain Prost. Rubens Barrichello foi outro brasileiro que se deu bem em Mônaco ao conquistar o primeiro pódio para a finada Stewart, em 1997.

Crédito da imagem principal: Reprodução/Twitter/Fórmula 1

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!