Originalmente programada para ser concluída até o fim de 2021, a entrega da análise ambiental da Starbase foi adiada pela quinta vez pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA. Com isso, a SpaceX deverá esperar ainda mais tempo para, finalmente, poder estrear sua mais nova plataforma em Boca Chica, no Texas, construída especificamente para os lançamentos da nave Starship e seu foguete Super Heavy.

SpaceX Starship SN8 na plataforma de lançamento
Lançamento da Starship depende da conclusão da avaliação ambiental da Starbase pela FAA, que adiou a entrega pela quinta vez. Imagem: SpaceX

No começo de maio, a FAA anunciou que seus especialistas estariam tentando completar a avaliação ambiental programática (PEA) até esta segunda-feira (31). A justificativa era que a empresa de Elon Musk fez alterações no requerimento.  “A SpaceX fez várias mudanças em sua aplicação que requerem análise adicional da FAA”, revelou a estatal em um comunicado.

No entanto, a extensão do prazo não foi suficiente, e o órgão governamental disse que precisará de mais duas semanas, com previsão de entrega em 13 de junho.

O super complexo veicular formado pela Starship e seu foguete lançador Super Heavy, empilhados e posicionados na Starbase. Imagem: SpaceX

Como a nova plataforma de lançamento da SpaceX fica próxima a um refúgio nacional de vida selvagem que abriga tartarugas marinhas e aves migratórias, uma coalizão de 11 grupos ambientais assinou uma carta pública no fim de 2021 pedindo à FAA que examinasse a expansão proposta pela empresa na área.

publicidade

Em uma consulta pública, a FAA recebeu mais de 18 mil comentários sobre os impactos ambientais, que o órgão está analisando um a um.

Outra razão para o atraso foram os contínuos ajustes do projeto da Starship, segundo uma fonte anônima da agência de notícias Bloomberg, que revelou que, conforme as adequações feitas pela SpaceX, a FAA foi forçada a revisar a análise dos impactos ambientais.

Leia mais:

Elon Musk sempre disse que vislumbra a Starship como um avanço potencialmente revolucionário, um sistema que poderia tornar economicamente viáveis tanto a colonização de Marte quanto uma variedade de outros feitos ambiciosos de exploração espacial.

A NASA também deposita grandes expectativas no super complexo veicular de 120 metros de altura (o maior foguete da história). A agência selecionou a Starship para ser o primeiro módulo de pouso lunar tripulado do Programa Artemis, que visa colocar astronautas novamente na Lua nos próximos anos.

No entanto, mesmo com a aprovação ambiental, não existe a garantia da concessão da autorização para lançamentos. “A conclusão do PEA não garantirá que a FAA emita uma licença de lançamento”, afirmou o órgão federal em diversas notas oficiais emitidas. “A SpaceX também deve atender a todos requisitos de segurança, risco e responsabilidade financeira determinados”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!