Nesta quarta-feira (1º), por volta das 19h50 (pelo horário de Brasília), a sonda Parker, da NASA, faz sua 12ª passagem mais próxima do Sol, marcando, com isso, a metade da missão.

Projetada para suportar o calor extremo e a radiação solar, a espaçonave chegará a cerca de 8,5 milhões de km da superfície do “Astro Rei”, na chamada fotosfera, mesma distância que atingiu na aproximação mais recente, no fim de fevereiro.

publicidade
Imagem: NASA/Johns Hopkins APL

De acordo com um comunicado do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins (JHUAPL), que supervisiona a missão, a sonda alcançará a velocidade máxima de 586.860 km/h (ou 163 mil km/s), voando 14 vezes mais perto da órbita de Mercúrio.

O objetivo da missão Parker é examinar o comportamento do Sol e entender como ele consegue provocar efeitos espaciais climáticos capazes de afetar desde a segurança de astronautas durante caminhadas espaciais até o funcionamento de satélites e de redes de energia, além da ocorrência de auroras na atmosfera terrestre.

publicidade

Ao longo dos quase quatro anos de missão, a sonda Parker atravessou diversas vezes as críticas ondas de Alfvén, geradas quando partículas são expelidas pela superfície da estrela formando o vento solar, um fluxo intenso de radiação que ultrapassa a órbita de Plutão.

Leia mais:

publicidade

“A amostragem do vento solar abaixo da fronteira crítica de Alfvén é essencial para entender o aquecimento e a aceleração do vento solar”, afirmou Justin Kasper, pesquisador principal do instrumento Solar Wind Electrons Alphas and Protons (SWEAP) da Parker.

Algumas das outras descobertas feitas pela sonda incluem a detecção de uma área livre de poeira ao redor da nossa estrela, onde os grãos se sublimam devido ao calor extremo, determinando a origem dos “switchbacks” do campo magnético (ou “flips” de campo) em “funis” magnéticos na superfície, além de compreender melhor a natureza das partículas energéticas solares.

publicidade

Segundo o site Space.com, depois da aproximação desta noite, espera-se que a sonda Parker faça mais 12 passagens próximas do Sol ao longo dos próximos três anos da missão, prevista para ser concluída em meados de 2025.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!