Um dos maiores problemas para quem quer começar uma rotina de exercícios, principalmente quem vive em grandes cidades, é em qual momento do dia treinar. Afinal, qual é a melhor hora do dia para treinar? Pela manhã, antes do trabalho, ou no período da noite, depois do expediente?

Uma nova pesquisa realizada no Skidmore College, em Nova York, nos Estados Unidos, mostrou que a hora de treinar tem um efeito nos resultados obtidos no treinamento. Além disso, o horário ideal para realização de atividades físicas é diferente para homens e mulheres.

publicidade

“Mostramos pela primeira vez que, para as mulheres, o exercício durante a manhã reduz a gordura da barriga e a pressão arterial”, diz o pesquisador principal, Paul J Arciero. “O exercício noturno nas mulheres aumenta a força, potência e resistência muscular da parte superior do corpo e melhora o humor geral e a saciedade nutricional”.

Qual a melhor hora para treinar?

Diversos alimentos em uma mesa
Independente do horário dos exercícios, manter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para a obtenção de bons resultados. Imagem: Tatjana Baibakova/Shutterstock

Segundo Arciero, para os homens, treinar no período noturno reduz a pressão arterial, o risco de doenças cardíacas e a sensação de fadiga. Além disso, escolher uma hora durante a noite para ir à academia pode reduzir a fadiga muscular e acelerar a queima de gordura, em comparação com o treino pela manhã.

publicidade

Os participantes do estudo, 30 mulheres e 26 homens entre 25 e 55 anos, saudáveis, altamente ativos, não fumantes e com IMC normal. Durante 12 semanas, eles foram submetidos a treinos de 60 minutos em quatro dias, descansando às quartas, sábados e domingos.

Voluntários eram todos saudáveis

Os que foram designados para o exercício matinal tomaram café da manhã antes da hora de treinar e fizeram três refeições, com intervalos de quatro horas. Os que realizaram exercícios noturnos, fizeram as mesmas três refeições, com o mesmo intervalo, além de uma outra depois de se exercitar.

publicidade

Leia mais:

“Com base em nossas descobertas, as mulheres interessadas em reduzir a gordura da barriga e a pressão arterial, ao mesmo tempo em que aumentam a força muscular das pernas, devem considerar se exercitar pela manhã”, disse Arciero.

publicidade

Em contrapartida, as mulheres que desejam melhorar o estado geral de humor e a ingestão de alimentos devem considerar treinar durante a noite. Já entre os homens, o exercício noturno é ideal para melhorar a saúde cardíaca e metabólica, além do bem-estar emocional.

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!