Em um evento em sua sede em São Paulo, a Samsung Brasil anunciou o SmartThings Energy, um recurso que permite acompanhar e controlar o consumo de energia de dispositivos compatíveis em uma casa conectada diretamente pelo app SmartThings.

Daniel Fraianeli, gerente de produtos de ar-condicionado da Samsung Brasil apresenta o SmartThings Energy
Daniel Fraianeli, gerente de produtos de ar-condicionado da Samsung Brasil apresenta o SmartThings Energy / Foto: Olhar Digital

A proposta do SmartThings Energy é dar mais transparência aos usuários, já que eles poderão acompanhar quanto cada eletrodoméstico compatível está consumindo de energia. O interessante é que ele não só mostra a medição do consumo de energia em kWh, mas também o seu equivalente em reais, algo que facilita a vida de quem quer organizar seus gastos. 

publicidade
SmartThings Energy chega ao Brasil
SmartThings Energy chega ao Brasil / Divulgação: Samsung

A nova função é gratuita e pode ser usada de uma maneira bem simples, basta colocar o CEP da sua casa para ele usar as tarifas específicas da distribuidora de energia da região, inclusive aplicando bandeiras, caso necessário. Como o Brasil tem mais de 100 distribuidoras de energia, tentar fazer esse cálculo manualmente iria dar um bom trabalho.

Além disso, vale citar que a Samsung vem fazendo testes nesse projeto há 5 anos, e garante que o nível de precisão da previsão de consumo é de 99%. A empresa conta que esse recurso já funciona com vários de seus dispositivos como smartphones, TVs, ar-condicionado, geladeira, robôs-aspiradores e máquinas de lavar, entre outros.

Como surgiu o recurso SmartThings Energy

O recurso foi imaginado em 2017 pelo Samsung Design Latin America (SDLA) de São Paulo. A inspiração para o SmartThings Energy foi o lançamento do primeiro modelo do WindFree no Brasil. Esse ar-condicionado tinha recursos para medição do consumo de energia, assim a ideia foi adaptar isso em outros aparelhos para o app. A partir disso, a matriz da Samsung na Coreia desenvolveu a função.

O SmartThings Energy foi lançado primeiro nos mercados dos Estados Unidos, Reino Unido e Índia. Assim que a iniciativa se mostrou eficaz nesses outros países, a Samsung resolveu trazê-lo para o Brasil. A localização do SmartThings Energy no Brasil foi feita em parceria pelo SDLA com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung (chamado pela empresa de SRBR).

Além disso, o SmartThings Energy também é bem útil para conferir se você não esqueceu nenhum aparelho ligado em casa, podendo inclusive desligá-lo remotamente. Assim, é possível configurar metas de consumo de cada dispositivo com o envio de notificações. O app também cria diferentes relatórios para mostrar em detalhes o consumo de energia na sua casa. 

Na América Latina, o SmartThings Energy chega primeiro ao Brasil, mas em breve estará também no Chile, Peru, Colômbia, Panamá e México.

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!