A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apresentou números sobre a adoção dos carros elétricos no Brasil, mostrando a continuidade de uma ampla liderança em vendas dos híbridos não plug-in – HEV e MHEV.

HEV é um híbrido cuja bateria do motor elétrico é alimentada pelo motor a combustão interna, sem opção de carregar na tomada. MHEV também é assim, mas o motor elétrico é só auxiliar, o carro não pode andar só com ele, como um HEV. Na prática, híbridos não-plugin são carros abastecidos exclusivamente no posto de gasolina, nunca na tomada.

publicidade

É por isso que a indústria prefere o termo mais técnico “eletrificado” para o conjunto geral de veículos com motores elétricos.

Toyota domina

No quadro geral, segundo a organização, há aumento no volume e na diversidade da oferta de eletrificados de todos os tipos para os consumidores brasileiros, gradativamente atendendo a todas as faixas de renda do comprador.

publicidade

Na lista de mais vendidos no país apresentada pela ABVE, não são incluídos ônibus, caminhões e motos, apenas carros. Os dois primeiros colocados no geral são carros HEV da Toyota (Corolla Cross e Corolla Altis), com o terceiro colocado sendo um híbrido plug-in Volvo XC60.

Confira os números com os cinco primeiros por segmento entre janeiro e abril de 2022:

publicidade

Híbridos não plug-in (HEV e MHEV):

  1. Toyota Corolla Cross: 5.240
  2. Toyota Corolla Altis: 2.329
  3. Kia Stonic MHEV SX: 331
  4. Jaguar Land Rover Discovery D200 MHEV: 314
  5. Mercedes C200 AMG Line: 274

Híbridos plug-in (PHEV):

publicidade
  1. Volvo XC60: 638
  2. BMW X5 XDrive 45E: 351
  3. Jaguar Range Rover: 263
  4. BMW X3 XDrive 30E: 248
  5. Volvo XC90: 209

Totalmente elétricos a bateria (BEV):

  1. Volvo XC40 Recharge PE: 398
  2. Volvo C40 P8 Recharge: 234
  3. JAC e-JS1: 189
  4. BMW Mini Cooper: 162
  5. Fiat 500e Icon: 146

Dez primeiros:

  1. Toyota Corolla Cross (HEV): 5.240
  2. Toyota Corolla Altis (HEV): 2.329
  3. Volvo XC60 (PHEV): 638
  4. Volvo XC40 Recharge PE (BEV): 398
  5. BMW X5 xDrive 45E (PHEV): 351
  6. Kia Stonic SX (MHEV): 331
  7. Jaguar Land Rover Discovery D200 (MHEV): 314
  8. Mercedes C200 AMG Line (HEV): 274
  9. Jaguar Range Rover (PHEV): 263
  10. BMW X3 XDrive 30E (PHEV): 248

Rumo aos 100 mil carros elétricos no Brasil

Ainda que a Toyota domine completamente com seus dois híbridos, os únicos carros eletrificados atingindo quatro dígitos em vendas no primeiro trimestre, há também um fato importante na lista dos dez mais: mais da metade deles são híbridos plug-in (PHEV) ou elétricos puros (BEV), que abastecem na tomada.

Outra boa notícia: no primeiro quadrimestre de 2022, houve um crescimento de 78% no segmento, na comparação com o mesmo período do ano passado. Isso reforçou a expectativa da ABVE de mais um ano positivo para a eletromobilidade no Brasil. Em números, temos 3.123 emplacamentos em abril para um montante de 12.976 unidades comercializadas no ano. Em 2021, o total foi de 7.290 nos quatro primeiros meses.

A ABVE traz que o crescimento dos elétricos segue na contramão do mercado doméstico total de leves (motos, scooters etc.), que caiu 23% no mesmo período, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). De 2012 até o mês de abril de 2022, o estoque total dos carros dotados de motorização elétrica em circulação no país chegou a 90 mil veículos, e a expectativa é de que o Brasil passe dos 100 mil carros eletrificados entre julho e agosto.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!