A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a proposta do grupo técnico para estender até 29 de setembro o prazo para a entrada em operação da tecnologia 5G nas capitais do país. Antes, o prazo era 31 de julho e foi estendido para cumprimento das obrigações necessárias à ativação da tecnologia. Isso porque, nas capitais onde já houver condições técnicas, o sinal poderá ser disponibilizado antes. 

Limpeza da faixa 3,5GHz

Segundo nota da Anatel, o Conselho Diretor da Agência aprovou o adiamento diante da falta de equipamentos para fazer a “limpeza da faixa” de 3,5GHz, que será usada pelo 5G.

Apesar da alteração na data, está mantido o cronograma que estabelece a entrada em operação gradualmente até 2029.

Apesar do prazo ter sido prorrogado para setembro, algumas capitais já poderão implantar o 5G em meses anteriores, desde que façam as adequações necessárias. Imagem: Shutterstock

Aliás, a tecnologia poderá ser implementada antes de setembro nas capitais em que houver possibilidade de antecipação. Nesses casos, não será necessária aprovação do conselho diretor. 

publicidade

A faixa de 3,5GHz, usada pelo 5G, também é utilizada para transmissão do sinal da TV parabólica. A limpeza é necessária para não prejudicar quem assiste TV aberta e gratuita por meio dessa tecnologia de radiodifusão.

Para não haver interferência, o sinal das parabólicas será transferido para outra faixa de frequência, e a faixa de 3,5 GHz será usada somente para o 5G. Kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas serão distribuídos à população.

Mas a crise no fornecimento dos chips necessários para a produção dos equipamentos afetou o cronograma, assim como os efeitos da pandemia de Covid-19, principalmente na China.

Leia mais:

Mudança legislação municipal

Grande parte das capitais e outros municípios brasileiros deverão mudar a legislação municipal para se adequarem às normas da Lei Geral de Antenas. O objetivo é atender à necessidade de instalação de, no mínimo, uma antena por 100 mil habitantes.

O Ministério das Comunicações informou que 16 capitais brasileiras já fizeram a adequação legislativa para implementar o 5G já em julho. No entanto, as empresas de telefonia precisam dos equipamentos para fazer a “limpeza de faixa”.

Via: G1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!