A Positivo anunciou o lançamento de uma fechadura inteligente com nome de Smart Fechadura. Com foco em controle residencial ou mesmo de um escritório, o produto permite a abertura de portas com uma chave tradicional, por aproximação ou com um comando de voz com ajuda da Alexa ou Google Assistente.

Aos poucos os números de dispositivos de casa conectada e que são inteligentes vão aumentando para além das lâmpadas e tomadas. A curitibana Positivo vem apostando nesse nicho e traz ao mercado sua solução para portas mais tradicionais da casa, integrando a tranca com assistentes virtuais.

Leia também

Smart Fechadura (Imagem: divulgação/Positivo)
Smart Fechadura (Imagem: divulgação/Positivo)

Com nome pouco criativo de Smart Fechadura, a Positivo garante que este tipo de produto pode ser encaixado em grande parte das portas utilizadas pelos brasileiros, envolvendo tanto casas, como estabelecimentos comerciais e até escritórios. De acordo com José Ricardo Tobias, responsável pela Positivo Casa Inteligente, a troca para este gadget pode levar apenas cinco minutos e geralmente não exige cortes na madeira.

publicidade

Fechadura tem Bluetooth 5.0 e Wi-Fi

A abertura e fechamento da porta pode ser feita pelo aplicativo em smartphones, trabalhando com conexão Bluetooth 5.0 para momentos sem internet, ou então por Wi-Fi e neste ponto um comando de voz pode ser utilizado com Alexa ou Google Assistente, indo até mesmo a trava sendo aberta por aproximação de celulares previamente cadastrados.

A bateria é interna, tem 2.600 mAh e a recarga é feita com um cabo USB-C, mas a Positivo não divulga a autonomia de uso. Geralmente estes produtos conseguem continuar de prontidão por longos meses, mas a presença de Wi-Fi conectado durante todo o tempo pode ser um vilão para a longevidade da bateria.

Ao menos uma chave física pode ser utilizada como backup para quando a bateria já estiver exaurida.

Quando e quanto?

A Smart Fechadura da Positivo já pode ser encontrada no varejo brasileiro por R$ 1,2 mil, ou em um kit com sensor de abertura e que faz o pacote receber o valor sugerido de R$ 1,4 mil.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!