Um Citroën Ami, um Mahindra e2o e um Sinclair C5 foram colocados na pista para a realização daquela que pode ser a corrida de arrancada mais lenta já vista no mundo. Claro, a ideia original não foi registrar marcos extremos de velocidade, como as que vemos normalmente nesse tipo de competição.

Estamos falando de três modelos voltados para a mobilidade urbana sustentável, em configuração compacta e com motorização elétrica. Incluindo o triciclo Sinclair C5 de 1985, voltado para o transporte de uma só pessoa, sob uma carroceria em polipropileno e chassi projetado pela Lotus Cars. Confira como foi essa drag race:

O mais leve na pista – e mais lento

Na terceira colocação da corrida de arrancada orquestrada pela revista britânica What Car?, ficou exatamente o pequeno veículo de três rodas e peso de 45 kg, totalmente dependente da força que vem das pedaladas do piloto. Aliás, sua comercialização na década de 1980 (considerada um fracasso) foi como uma oferta alternativa para carros e bicicletas.

Capaz de um alcance declarado de 32 km, o Sinclair C5 tem uma velocidade máxima de 24 km/h. Seu motor elétrico oferece 250 W de potência (cerca de 0,34 cv), sendo acompanhado de uma bateria de chumbo-ácido de 12 V.

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Uma segunda colocação francesa (que está chegando ao Brasil)

Dentre os veículos de quatro rodas na corrida de arrancada, o Citroën Ami de dois lugares conseguiu superar (bem) o Sinclair C5, mas não o suficiente para vencer a disputa. Com uma capacidade de bateria de 5,5 kWh, o pequeno carro tem um alcance de apenas 75 km por carga, viajando a até 45 km/h.

O Ami é feito em plástico ABS, pesando 485 kg, medindo 2,41 metros de comprimento e tendo capacidade para 260 litros de bagagem. São 8 cv de potência elétrica do “quadriciclo” da marca francesa, que é uma aposta da proprietária Stellantis para o mercado da mobilidade urbana sustentável, inclusive para o Brasil.

O mais rápido (disparado)

Alimentado por uma bateria de 15,5 kWh e um motor elétrico produzindo 42 cv (31 kW), o elétrico e compacto Mahindra e2o foi o grande vencedor da corrida de arrancada. Dentre as características do veículo indiano, contamos o alcance de 120 km e uma velocidade máxima de 101 km/h (justificando o resultado).

Vemos alguns detalhes curiosos nos disparos realizados, como o Ami chegando a ter alguns milissegundos após a largada na frente do Mahindra. Para alcançar 15 km/h, o pequeno carro francês precisou de 1,4 segundo, contra o 1,6 segundo necessário para o carro indiano.

Ao final, o primeiro colocado (Mahindra e2o) chegou 23,1 segundos depois de largar. Já o Citroën Ami fez a arrancada em 35,5 segundos. Por sua vez, o simpático Sinclair C5 cruzou a linha final após 68,5 segundos de pedaladas.

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