*Lucas Soares de Santa Clara, Califórnia (EUA)

O ambiente de trabalho é sem dúvida um dos principais ramos onde a tecnologia surge antes mesmo de se popularizar no nosso cotidiano. Por isso, saber o que está por vir no mercado corporativo é importante para entendermos os ramos que a tecnologia está tomando e para onde ela pode ir nas próximas décadas.

O Olhar Digital esteve presente em Santa Clara, na Califórnia, cobrindo com exclusividade para o Brasil o Innovation Summit. Evento da BMC Software, empresa focada no desenvolvimento de programas e tecnologia para o mundo do trabalho, que contou com demonstrações exclusivas dos produtos da empresa. 

Entre os destaques está um programa que permite o monitoramento de dispositivos para prevenir falhas antes que elas aconteçam. Tudo isso utilizando processamento em nuvem e inteligência artificial. Para ajudar, o sistema ainda conta com a simpática Erica, uma assistente virtual que indica o que deve ser feito.

publicidade

Tecnologias para o mercado corporativo 

Como muita gente hoje trabalha remotamente, foi apresentado um software que cria, define, agenda, gerencia e monitora fluxos de trabalho de produção com facilidade. O programa faz análise de dados automatizada e que fornece uma maneira simples, rápida e inovadora a criação de painéis de dados, utilizando aprendizado de máquina, processamento de linguagem e até recursos de automação de voz.

Claro que não faltou o assunto do momento: metaverso. Geralmente, o conceito é associado a redes sociais e diversão. No caso, o metaverso mostrado aqui tem foco no mundo do trabalho. O uso de óculos VR sendo usado para criar um escritório virtual imersivo, com diversas abas de trabalho para facilitar a integração entre diferentes programas de computador e agilizar as tarefas.

Leia também!

Por último sensores que podem ser usados para identificarem equipamentos de proteção no trabalho. No exemplo usado pela BMC, um funcionário chega em uma obra sem o capacete e o sistema não deixa que ele acesse o ambiente sem o equipamento, garantindo assim a segurança do trabalhador. Todos esses sistemas estão sendo desenvolvidos pelo Innovation Labs da BMC.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!