A Apple aproveitou um espaço durante a WWDC 2022 para mostrar a segunda geração de seu próprio chip, agora chamado de Apple M2. O pequeno SoC continua feito em arquitetura ARM e segue a mesma receita de todo novo processador ao prometer mais velocidade geral, enquanto consegue diminuir o consumo energético em alguns momentos.

Enquanto alguns produtos ou componentes são atualizados uma vez por ano, a Apple levou praticamente 18 meses para mostrar ao mundo a segunda geração de seu primeiro chip, o M1. O novo processador com RAM e GPU inseridos no mesmo corpo continua um ARM feito a partir da receita da própria empresa da maçã, ainda tem 5 nanômetros e assim aumentou em 25% a quantidade de transistores – quando comparado ao M1 original, lá de novembro de 2020.

Leia também

Chip Apple M2 (Imagem: divulgação/Apple)
Chip Apple M2 (Imagem: divulgação/Apple)

Em números animadores para o usuário, a Apple promete desempenho 18% mais veloz no processador e melhorias em 35% na placa gráfica. Olhando os concorrentes de dez núcleos tradicionais dos PCs, a empresa da maçã acredita que seu produto consegue ser 1,9 vez mais rápido.

publicidade

A capacidade do chip M2 de lidar com trabalho de inteligência artificial também foi aprimorada, chegando em velocidade até 40% mais rápida. O sistema agora suporta até 24 GB de RAM LPDDR5 unificada e ela ganhou até 50% mais banda para transitar arquivos com o SSD do dispositivo escolhido. Em cenários controlados, ela transita até 100GB/s de dados.

Por dentro, a Apple trabalha o M2 com quatro núcleos de alto desempenho, enquanto também consegue utilizar outros quatro dedicados para tarefas mais simples e que gastam muito menos energia. O cache compartilhado é de 16 MB para o lado mais forte e 4 MB para o grupo menos apressado. Além disso, o novo chip é capaz de lidar com imagens em até 8K, em H.264 e vídeo em HEVC.

Chip Apple M2 (Imagem: divulgação/Apple)
Chip Apple M2 (Imagem: divulgação/Apple)

Na prática, o usuário com um computador equipado com chip M2 pode conectar um monitor externo com resolução 6K e assistir ou criar arquivos ProRes. O primeiro produto da Apple com o M2 será um novo MacBook Air, mais fino e leve desta vez e criado já com o SoC ARM da empresa em mente – o modelo anterior foi feito com base no chip Intel, recebendo O M1 depois.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!