Aproveitando o começo da conferência da Apple para desenvolvedores, a WWDC 2022, a empresa da maçã também mostrou ao mundo a próxima versão de seu sistema operacional para os Macs, agora chamado de macOS 13 Ventura. Ele promete melhorias para o Safari, busca universal do Spotlight e também novidades para gerenciar múltiplas janelas ao mesmo tempo.

Marcado como sucessor do macOS 12 Monterey, o novo sistema operacional da Apple para seus próprios computadores ainda vai demorar para chegar aos consumidores, mas ainda assim a empresa da maçã resolveu adiantar as principais novidades presentes nele. A primeira e mais impactante para o maior número possível de usuários é chamada de Stage Manager.

publicidade

Leia também

macOS 13 Ventura (Imagem: divulgação/Apple)
macOS 13 Ventura (Imagem: divulgação/Apple)

Trocando para um nome mais amigável, entenda o Stage Manager como uma nova forma de alternar entre as janelas de programas abertos na área de trabalho. A ferramenta lida sozinha com a organização de tudo que está aberto e visível para o usuário, criando assim uma lista vertical em um dos cantos onde cada nome de cada app fica visível. Ele centraliza apenas o que estiver em uso, algo muito semelhante ao que fazem todos os smartphones e tablets – parece confuso para um computador, né?

publicidade

Spotlight agora busca dentro de imagens

Já o Spotlight, nome utilizado pela Apple para a ferramenta para busca universal dentro do computador, agora também poderá exibir imagens como resultado para pesquisas. O recurso é capaz de entender o conteúdo da foto, indo desde a presença visual de um cachorro, até a leitura de textos fotografados no arquivo que precisa estar na biblioteca do app Fotos.

O app Mail também recebeu ajustes para filtrar melhor os resultados das buscas internas. O Safari agora permite exibir as abas abertas por seus amigos e isso acontece em tempo real (!!!), além de suportar nativamente o uso de impressão digital para autenticar a pessoa em sites.

publicidade
macOS 13 Ventura (Imagem: divulgação/Apple)
macOS 13 Ventura (Imagem: divulgação/Apple)

O macOS 13 Ventura também melhora o hand off, permitindo o uso da câmera de um iPhone como webcam para o computador. Por fim, o sistema operacional conta com a API Metal 3, para melhorar ainda mais o desempenho de Macs equipados com os chips da própria Apple: M2 e toda família do M1.

Qual Mac é compatível com o macOS 13 Ventura?

Atualizar um Mac para o novo macOS 13 Ventura continua um processo sem custos e só deve acontecer no final deste ano, mas como cada novo sistema operacional adiciona recursos e altera ferramentas, alguns computadores são deixados para trás.

publicidade

Você poderá instalar o novo macOS 13 Ventura nos seguintes Macs:

  • iMac 2017 ou posterior
  • iMac Pro 2017 ou posterior
  • MacBook Air 2018 ou posterior
  • MacBook Pro 2017 ou posterior
  • MacBook 2017 ou posterior
  • Mac Pro 2019 ou posterior
  • Mac Mini 2018 ou posterior

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!