A Mercedes-Benz recentemente emitiu um recall maciço que afeta uma gama enorme de modelos recentes de seu catálogo, com quase 235 mil veículos envolvidos. Como problema: o sistema de chamada de emergência da montadora pode funcionar mal e deixar um motorista incapaz de entrar em contato com os socorristas se houver um acidente.

Unidades AMG e Mercedes-Maybach de alto valor estão no alvo. Os modelos incluem a Classe CLA 2017-2022, Classe GLA, Classe GLE, Classe GLS, Classe SLC, Classe A , AMG GT, Classe C e muito mais – ou seja, quase toda a linha de modelos da Mercedes-Benz.

Os veículos afetados remontam a 2017, mas a maioria cai entre 2019 e 2021. O Mercedes-Maybach S650 também está incluído na lista. O que significa que mesmo os compradores de um carro de mais de US$ 220 mil podem estar incluídos. Para termos ideia, em uma conversão direta e desconsiderando diferenças de impostos e taxas, estamos falando de um veículo que custa mais de R$ 1 milhão envolvido.

Um problema “embaraçoso” para o recall

No núcleo do recall há um erro no software do cartão SIM, que pode causar um problema com a conexão móvel. O sistema de chamadas de emergência dos carros depende dessa conexão – logo, tal erro pode impedir que seja realizada nos veículos afetados uma chamada que salvaria vidas.

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A Mercedes-Benz notificou os revendedores no final de maio sobre o recall e disse que entraria em contato com os clientes até 19 de julho. A correção virá por meio de uma atualização pelo ar (OTA) ou em um revendedor.

Este é um remédio semelhante às soluções implementadas pela Ford e outras empresas nos últimos meses. A atualização OTA facilita as coisas para os clientes, que não precisam mais depender de um revendedor para deixar o software de seus veículos em dia.

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