Honda e Sony planejam criar uma empresa conjunta para fabricar veículos elétricos a partir de 2025. A empresa somaria a qualidade de construção dos carros da Honda com a tecnologia autônoma da Sony, produzindo modelos competitivos sob uma logomarca 100% nova — em vez de comercializá-los de forma conjunta, como previsto anteriormente.

“Compartilhamos a visão de que é melhor fazer a joint venture uma marca independente, em vez de colocá-la sob [as marcas de] Sony ou Honda”, disse o presidente e CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, ao jornal japonês Nikkei, na última segunda-feira (6). “Essa é uma possibilidade. Queremos contribuir para a evolução da mobilidade fornecendo a base com funções de rede. A mobilidade está se tornando cada vez mais um serviço.”

publicidade

De acordo com o Nikkei, o acordo entre as duas empresas está próximo de ser finalizado, embora ainda não se tenha uma data fechada. O modelo de negócios também não está definido. “Estamos em discussões e espero poder falar um pouco sobre a questão em algum momento no futuro próximo”, afirmou o executivo da empresa de celulares.

No ano passado, a Sony anunciou uma meta de longo prazo de atrair 1 bilhão de clientes para entretenimento e outros serviços associados à empresa. Isso porque o mercado de jogos e serviços de rede — como o PSNow —, filmes e música representaram, em 2021, 51% das vendas do conglomerado — superando a comercialização de eletrônicos pela primeira vez. Neste sentido, a Sony poderia emprestar sua experiência em software para o desenvolvimento de veículos elétricos da Honda ultraconectados.

publicidade

A Honda, por sua vez, já prometeu investir US$ 40 bilhões (em torno de R$ 200 bilhões) para lançar 30 novos carros elétricos até 2030, e pelo menos um deles pode ser compartilhado mais tarde com a Sony.

Leia mais:

publicidade

As ambições automotivas da Sony

Desde o início do ano passado, a empresa japonesa também trabalha com a possibilidade de entrar no mercado automotivo. Em 2021, ela anunciou o protótipo Vision S 01, construído pela Magna Steyr na Áustria (no detalhe principal e na imagem abaixo). Já nesse ano, ela apresentou uma versão SUV do mesmo projeto, a Vision-S 02, um modelo de sete lugares com conexão 5G.

A parceria entre Sony e Honda só confirma o diagnóstico do CEO da Ford, Jim Farley, sobre a indústria automotiva. O executivo acredita que as montadoras passarão por mudanças significativas em um médio prazo e, para sobreviver, terão que se associar ou mesmo se fundir com empresas fora da produção de carros — por exemplo, a união de Stellantis e Foxconn, por exemplo. Se as duas empresas japonesas se fundirem, não seria surpreendente a possibilidade de um efeito cascata na indústria.

publicidade
Sony Vision S02
Sony/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!