Quem disse que andar com uma pedra no sapato é incômodo apenas dos terráqueos? Pois desde fevereiro o rover Perseverance viaja por Marte com uma rocha do tamanho de uma batata presa em uma de suas rodas. O problema foi constatado por imagens tiradas pela Mastcam que integra o robô e mostra a rocha na roda dianteira do lado esquerdo do Perseverance. 

Sem danos 

Apesar de ser uma situação incomum, até o momento a pedra não causou nenhum dano no rover, segundo a NASA. Inclusive, cientistas já estão chamando o material de ‘pedra de estimação’ do Perseverance. 

E essa não é a primeira vez que uma pedra entra dentro de um rover. O incômodo já atingiu o Curiosity, ficando por semanas antes de sair naturalmente do robô. 

pedra perseverance
Rover caminha por Marte literalmente com uma ‘pedra no sapato’, sem problemas no percurso até o momento. Imagem: Câmera frontal Perseverance

Leia mais:

publicidade

No caso do Perseverance, a relação já se estende por longos dias, fazendo com que a pedra de estimação já tenha observado imagens deslumbrantes do cenário de extensos bancos de areia e colinas rochosas de Marte. 

Inclusive, a pedra que está na roda dianteira já passou por áreas de antigos fluxos de lava e, agora, está no local conhecido como Delta. Caso continue na viagem, certamente ela será muito mais do que apenas uma ‘pedra no sapato’, com muitas histórias para contar!  

Via: The Byte

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!