A Nasa informou na noite desta quarta-feira (8) que o Telescópio Espacial James Webb foi atingido por pequenos meteoritos entre 23 e 25 de maio. De acordo com a agência, o observatório sofreu um impacto em seus segmentos de espelho primários.

Após as primeiras avaliações, foi constatado que o telescópio ainda está funcionando em níveis maiores que os necessários para continuar operando. No entanto, o impacto causou um efeito marginalmente detectável nos dados enviados pelo telescópio para a Terra.

Incidentes do tipo são normais

Telescópio está preparado para impactos como os que recebeu recentemente. Imagem: Filip Cercek – Istockphoto

Ataques de pequenos meteoritos são inevitáveis em uma missão da magnitude da realizada pelo James Webb, e os impactos devem continuar a ocorrer durante toda a vida do telescópio no espaço. Esses eventos, inclusive, foram antecipados durante os testes realizados com o telescópio ainda no chão.

“O espelho de Webb foi projetado para resistir ao bombardeio do ambiente micrometeoróide em sua órbita ao redor do Sol-Terra L2 de partículas do tamanho de poeira voando em velocidades extremas”, disse a Nasa em comunicado à imprensa.

publicidade

Telescópio está pronto para isso

Durante a construção, os engenheiros misturaram ataques reais e simulações para testar os espelhos. Porém, o impacto sofrido pelo observatório espacial foi maior do que o que os testes em solo poderiam prever, no entanto, o telescópio se saiu muito bem.

“Sempre soubemos que o Webb teria que enfrentar o ambiente espacial, que inclui luz ultravioleta severa e partículas carregadas do Sol, raios cósmicos de fontes exóticas na galáxia e ataques ocasionais de micrometeoróides em nosso sistema solar”, disse o vice-gerente técnico de projetos da Nasa, Paul Geithner.

Leia mais:

De acordo com a Nasa, a capacidade de detectar e ajustar as posições dos espelhos permite a correção parcial do resultado dos impactos. Um simples ajuste de posição do segmento afetado pode cancelar uma parte da distorção causada pelo impacto do meteorito.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!