O TikTok anunciou nesta terça-feira (7) que deve permitir aos seus usuários a criação e personalização de avatares animados para vídeos mais longos na plataforma. Batizada de “TikTok Avatars”, a ferramenta deve permitir a criação de personagens em 3D baseados no usuário.

O TikTok Avatars lembra vagamente o velho BuddyPoke, da época do Orkut, e os mais recentes Bitmoji, do Snapchat, e os avatares 3D do Instagram. De acordo com a rede social, esta é mais uma opção para que as pessoas possam mostrar suas identidades na hora de produzir conteúdos.

publicidade

Segundo o TikTok, será possível escolher entre diferentes tipos de cabelos e penteados nos avatares, além de acessórios como piercings e brincos, além de maquiagem. O avatar deve ser criado na seção de efeitos do aplicativo, onde é possível personalizá-lo de acordo com as preferências.

Avatares funcionarão como um filtro

Diferencial dos avatares do TikTok para os concorrentes é a maior diversidade de tons de pele, cores e texturas de cabelo e acessórios. Crédito: TikTok/Divulgação

Depois de pronto, é só gravar o vídeo, e conforme a pessoa gesticula e se move, o avatar imita esses movimentos. A primeira versão da ferramenta deve ser lançada globalmente em breve, no entanto, a rede social ainda não apresentou uma data para este lançamento.

publicidade

De acordo com o TikTok, o principal ponto dos avatares é a representatividade, por conta disso, serão disponibilizadas muitas opções de tons de pele, cores e texturas de cabelos. “A construção de características e experiências inclusivas continua sendo prioridade da empresa”, disse o TikTok.

Leia mais:

publicidade

Para desenvolver a ferramenta, a plataforma relata ter ouvido a comunidade de criadores para ter o melhor feedback possível. Segundo a empresa, este processo tem sido usado para o desenvolvimento de todas as novas ferramentas lançadas pela empresa.

Os avatares podem ser bem mais do que mais um filtro bonitinho para os vídeos no TikTok, eles podem ser um indício de que a ByteDance, controladora da rede social de vídeos curtos, esteja de olho no Metaverso, não com a obsessão da Meta, mas com algum carinho.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!