Remédios contendo cannabis em sua fórmula podem ser usados contra diversos tipos de dores crônicas, segundo uma pesquisa que indica que alguns produtos à base de maconha com altos níveis de THC podem ter um efeito moderado contra a dor.

No entanto, isso vem com efeitos colaterais. THC é a sigla para Tetrahidrocanabinol, um composto extraído da planta da maconha responsável pelo efeito que torna a planta “atraente” no mundo das drogas. Já o canabidiol também é retirado da maconha, mas não conta com o efeito alucinógeno.

Os dois compostos são ligados à redução da dor, mas dependendo do nível de THC podem haver efeitos como tontura e até mesmo sedação. “Há alguma indicação de alívio da dor de fraco a moderado, dependendo da relação THC/CBD, mas há um aumento de efeitos colaterais, como tontura e sedação”, Yasmin Hurd, professora de ciências farmacológicas, neurociência e psiquiatria da Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai, em Nova York, em entrevista a CNN.

Leia também!

publicidade

Maconha contra dor

O estudo realizou uma revisão com 25 ensaios clínicos e cerca de 15 mil pessoas. Os medicamentos prescritos dronabinol, feitos de THC sintético puro, e nabilona, ​​que é quase THC puro, foram associados a melhorias moderadas no alívio da dor, mas a um risco aumentado de sonolência e tontura,

“Embora a quantidade de alívio da dor não seja substancial, os indivíduos que sofrem de dor crônica podem pensar que vale a pena o risco. Claramente, o CBD tem um perfil de segurança muito maior do que o THC, por isso é importante que os produtos com alto teor de THC sejam cuidadosamente monitorados”, completou Hurd.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!