A Apple ainda nem tem um MacBook com chip M2 disponível de forma física em suas lojas, mas a empresa americana já está preparando o lançamento do M2 Pro. A informação vem do analista Jeff Pu e ele acredita que a marca da maçã deve iniciar a produção em massa da primeira variante do novo SoC já no final deste ano.

O chip M1 foi anunciado oficialmente no segundo semestre de 2020, mas ele recebeu algumas versões ainda mais potentes aos poucos, com o M1 Max, M1 Pro e M1 Ultra. Este caminho certamente será trilhado pelo novo M2 e o primeiro modelo mais forte dele deve ser o M2 Pro.

Leia também

Jeff Pu, analista do Haitong Intl Tech Research, comentou que a Apple está com planos de iniciar a produção em massa do M2 Pro no final deste ano, pelas mãos da TSMC. Este novo chip será o primeiro da linha ARM da própria marca com litografia menor, saindo dos 5 nanômetros de todas as versões do M1, para 3 nanômetros.

publicidade

Chip M2 Pro pode ser feito em 3 nanômetros

O número menor pode significar três coisas: a primeira está no consumo menor de energia, a segunda fica no maior número de transistores que podem existir dentro do mesmo espaço e o terceiro é um desempenho ainda mais alto.

Mesmo sendo mais veloz e consumindo menos energia que o M1, o novo M2 é feito com a mesma contagem de 5 nanômetros. A evolução certamente é fruto de melhorias no processo de fabricação, substituição de componentes ou na otimização com o sistema operacional macOS.

Outro ponto do M2 que ajuda no desempenho superior é a quantidade máxima de RAM, que parte de 16 GB do M1 para 24 GB no novo chip. Jeff Pu aponta ainda para o Mac Mini como um dos primeiros computadores com o M2 Pro, sendo ele equipado com oito núcleos de alto desempenho e quatro para tarefas menos pesadas.

Via: 9to5Mac.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!