O CEO da Tesla, Elon Musk, revelou detalhes sobre a terceira parte do “Tesla Master Plan”, o programa decenal de metas da companhia, em reunião de funcionários realizada na última quarta-feira (8). As partes 1 e 2 do plano diretor, divulgadas respectivamente nos anos de 2006 e 2016, foram peças importantes para o desenvolvimento do sucesso da montadora americana — hoje a líder em valor de mercado.

A informação vem do Electrek, que obteve detalhes sobre a reunião. Ao ser questionado sobre o plano, Musk não mediu palavras: mudar toda a infraestrutura de energia e transporte terrestre do mundo.

“A terceira parte do Tesla Master Plan tem tudo a ver em alcançar uma escala muito grande”, disse o CEO da Tesla. “Temos que perguntar: qual é a tonelagem real [para mudar a infraestrutura energética]? Se trabalhamos para trás a partir de, digamos, cerca de 300 TWh de capacidade em veículos e estacionários [baterias], então é possível alcançar essa tonelagem do ponto de vista de mineração e refino, mas de forma sustentável. O Tesla Master Plan 3 é sobre isso: como você alcança escala suficiente para mudar toda a infraestrutura de energia terrestre.”

Neste sentido, a Tesla vem ampliando, nos últimos anos, suas parcerias com empresas de mineração para garantir, em longo prazo, o fornecimento de componentes para a produção de baterias, como níquel e lítio. A empresa, na verdade, já chegou a falar em se envolver diretamente no setor.

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Além disso, com a conclusão das gigafábricas no Texas (EUA) e em Berlim (Alemanha), a montadora americana agora consolidou um plano para inaugurar plantas de produção com rapidez e eficiência.

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Partes 1 e 2 do “Tesla Master Plan” não foram 100% cumpridas

Em agosto de 2006, Musk revelou a primeira parte do Tesla Master Plan. Vale a pena ler o texto inteiro (por curiosidade), mas o resumo basicamente se trata de quatro metas, a ver:

  • Construir carros esportivos;
  • Usar esse dinheiro para construir um carro acessível;
  • Usar esse dinheiro para construir um carro ainda mais acessível;
  • Fornecer opções de energia elétrica com emissão zero.

Dez anos depois, a segunda parte do projeto enfatizou a integração de armazenamento de energia com a geração de energia renovável sob a nova divisão “Tesla Energy”. Foi anunciada também a criação de painéis solares no plano, assim como incrementar as capacidades de direção autônoma para carros — uma ideia de longa data do empresário.

No presente, Musk parece ter alcançado seu objetivo de construir carros elétricos esportivos, como são os casos do Model S e do Model 3, mas não de forma acessível. O sistema de direção autônoma também está longe de ser confiável, apesar de todo o entusiasmo do executivo.

Crédito da imagem principal: Naresh777/Shutterstock

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