Na nossa constante busca por materiais para escrevermos as notícias da editoria de Ciência e Espaço, o Olhar Digital já viu muita coisa ser divulgada como real, e não era. Um bom exemplo disso é o tuíte que você vê mais abaixo.

A publicação, vinda de um perfil intitulado “Curiosity” (mas sem relação com o rover da NASA que atualmente percorre os desertos de Marte), afirma tratar-se de uma “foto da aurora boreal de Saturno”, e que a imagem teria sido produzida pelo telescópio espacial Hubble.

publicidade

Leia também

https://twitter.com/Sciencenature14/status/1534216631425150977

Na realidade, não só não foi o Hubble, como a foto sequer é real.

publicidade

Calma, a imagem tem valor científico: trata-se de uma ilustração digital divulgada pela NASA. O texto original é de 2005 e está na galeria de imagens do blog oficial da agência espacial americana (o texto descritivo até mesmo começa dizendo se tratar de uma “impressão artística”).

“Assim como a Terra, Saturno é desviado de seu eixo de rotação e também tem estações climáticas. O Sol está lentamente aparecendo por baixo do plano de anéis e iluminando-o como um arco brilhante por trás dos discos do planeta. A região polar sul ainda está sob as sombras, permitindo uma visão completa do anel de aurora. Observações conjuntas do telescópio espacial Hubble e do orbitador Cassini mostram que as auroras de Saturno se comportam de forma diferente das da Terra e de Júpiter”, diz trecho do release da agência.

publicidade

Em outras palavras: tem aurora, tem envolvimento do Hubble, tem a confirmação da NASA, mas a imagem em si não é uma foto, e sim uma ilustração.

Mas existe outra forma de saber que a imagem acima é “real”, mas não é real: observe a posição do Sol. Se a imagem mostra a nossa estrela por trás de Saturno, isso significa que a “foto” teria sido tirada além da órbita do sexto planeta do sistema solar. Desnecessário dizer, o Hubble não está tão longe: o trigenário telescópio espacial está posicionado a 540 quilômetros (km) acima da Terra e, embora ele tenha produzido fotos maravilhosas (como essa, essa, essa ou ainda essa), seu trabalho envolve estrelas e galáxias a milhões e bilhões de anos-luz de nós.

publicidade

Mas e se a foto fosse real e tivesse sido tirada pelo Hubble?

Bem, neste caso, estaríamos mais preocupados em não morrer congelados pelo frio do espaço do que admirar uma bela aurora: veja, a Terra está em uma área do nosso sistema solar conhecida pelo jovial nome de “zona dos cachinhos dourados”. Basicamente, é uma posição ideal no nosso “bairro” no espaço para a criação e manutenção da vida: não estamos longe demais do Sol para sermos frios, nem perto demais para vivermos em um inferno gritante de fogo e cinzas.

Se o Hubble tirasse uma foto igual à que você vê acima, então a Terra teria sido ejetada de sua órbita por algum motivo, indo parar atrás de Saturno – uma região que gostamos de nos referir como “frio pacas”. Insustentável para a vida, a nossa nova posição no espaço prontamente nos mataria congelados.

Não que o Hubble seja incapaz de capturar fotos da aurora de Saturno: as imagens abaixo, por exemplo, foram feitas por ele (a da esquerda) e pela sonda Cassini (a da direita). Depois de aplicados filtros de visualização facilitada, o resultado não deixa de ser bem bonito, mas ele foi produzido por aqui, na nossa própria região.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!