Um novo estudo realizado por pesquisadores da Loma Linda University Health apontou que homens que consomem mais laticínio, especialmente o leite, podem apresentar um maior risco de desenvolver câncer de próstata, quando comparados com aqueles que fazem uma menor ingestão.  

A pesquisa não encontrou esse aumento no risco do câncer ao realizar associações com o consumo do cálcio não lácteo, o que demonstra que substâncias além do cálcio desempenham um papel importante no risco que laticínios representam para o câncer de próstata.  

Leia também!

“Nossas descobertas adicionam um peso importante a outras evidências que associam produtos lácteos, em vez de cálcio não lácteo, como um fator de risco modificável para câncer de próstata”, relatou o principal pesquisador do estudo, Gary Fraser.  

publicidade

A pesquisa mostrou que aqueles homens que consumiram cerca de 430 gramas de laticínios por dia (1 ¾ xícara de leite) apresentaram um risco 25% maior para o câncer de próstata, quando comparado com aqueles que consumiram 20,2 gramas (1/2 xícara de leite por semana).  

O estudo analisou a ingestão alimentar de mais de 28 mil homens norte-americanos livres do câncer e com uma ampla gama de exposição a laticínios e cálcio. Também foram incluídos dados demográficos, prática de atividade física, consumo de álcool e histórico familiar.  

De acordo com Fraser, é possível que uma das razões para este aumento no risco de câncer de próstata pelo consumo de leite se dê pela alta concentração de hormônios sexuais na bebida. O pesquisador apontou que até 75% das vacas leiteiras em lactação estão prenhas e o câncer de próstata é altamente responsivo a hormônios.  

Homem com mão na virilha indicando dor por câncer de próstata
Imagem Shutterstock

O pesquisador ainda afirma que é interessante observar que os resultados não apresentam um aumento uniforme no risco em homens com a ingestão incremental de laticínios. Ou seja, aumentar o consumo em incrementos de 50 gramas não produziu os mesmos aumentos de risco à medida que as porções cresciam cada vez mais.  

“A maior parte do aumento contínuo do risco termina quando você chega a 150 gramas, cerca de dois terços de uma xícara de leite por dia. É quase como se algum caminho biológico ou bioquímico estivesse saturado em cerca de dois terços de uma xícara de leite por dia”, explicou. 

“Os paralelos entre o nosso artigo sobre câncer de mama nas mulheres de um ano atrás e este artigo relacionado aos homens são impressionantes”, afirmou o pesquisador ao lembrar que o estudo sobre o câncer de mama gerou resultados semelhantes.  

“Parece possível que os mesmos mecanismos biológicos estejam em ação.” Os pesquisadores ressaltam que ainda é necessário adquirir informações adicionais e que o estudo não aponta que o leite é uma das causas do câncer de próstata. 

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!