A presidente da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, Lina Khan, afirmou que não descarta um acordo com a Meta, dona do Facebook, em um processo antitruste, desde que algumas exigências sejam cumpridas. No entanto, Khan criticou os crescentes acordos considerados ilegais e que esse não é o melhor caminho para amenizar fusões problemáticas com vendas de ativos. 

Monopólio 

Em dezembro de 2020, a Comissão processou o Facebook, sob a acusação de que estaria agindo ilegalmente para manter o monopólio da rede social, citando a compra do Instagram e WhatsApp. 

“Mas é claro que, como agência, estamos sempre pensando em preservar recursos, como pensar em acordos, as compensações contra a instauração de litígios, mas isso é (um) assunto incrivelmente importante para a agência, e nós estamos falando sério sobre o alívio que estamos buscando”, disse Lina. 

meta facebook tokens
Governo dos EUA está bem próximo de fechar acordo com a Meta, arquivando um processo antitruste. Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock

Leia mais:

publicidade

Ela também criticou as empresas que levaram ao governo fusões que não poderiam obter a aprovação antitruste.

“Vemos empresas proporem fusões ilegais em uma taxa inaceitavelmente alta”, disse ela, acrescentando que as empresas geralmente sabem que seus negócios são ilegais e propõem correções. “Acho que realmente precisamos promover um ambiente em que as partes venham até nós com acordos limpos.”

Via: Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!