Uma casa que já usou máquinas fotográficas analógicas muito provavelmente ainda guarda os negativos dos filmes antigos. Mesmo que seja difícil encontrar um lugar para revelar as imagens, é possível desbloquear essas memórias perdidas e torná-las digitais. Para isso, existem aplicativos para digitalizar as fotos.

Existem muitos programas gratuitos para realizar o processo. Vale destacar ainda que a qualidade do filme e a estabilidade durante o processo influem na recaptura da imagem desejada.

Leia mais:

Primeiro, talvez seja mais interessante citar o aplicativo de uma marca conhecida pelo trabalho na indústria de filmes para fotos. O Kodak Mobile Film Scanner é totalmente gratuito e está disponível tanto para Android como para iOS.

publicidade

O aplicativo é bem simples e permite digitalizar tanto negativos de fotos coloridas como de imagens em preto e branco. Também dá para escolher a opção de capturar fotos positivas. Ao selecionar a opção, dá para ajustar a exposição e depois é só clicar no símbolo da câmera.

O Kodadk Mobile Film Scanner permite digitalizar tantos fotos em positivo quanto negativos de imagens em preto e branco ou colorido. Imagem: Reprodução

Uma outra opção para digitalizar um filme negativo é o Photo Negative Scanner. A desvantagem desse app é que funciona apenas em aparelhos com o sistema operacional Android. Já o Film Scanner Pro funciona também em celulares com iOS.

Mais uma ideia é o PictoScanner. Este, por sua vez, exige que o usuário tenha uma caixa própria do aplicativo. Mas também dá para criar seu próprio “estúdio” em casa.

O FilmBox, que tem limite em sua versão grátis, é mais um programa para recuperar as memórias antigas. Ele ainda permite colorir imagens ainda mais velhas. O Filmory também é limitado para usuários da modalidade gratuita. O FilmLab, por sua vez, é totalmente grátis

E se seu objetivo é digitalizar as fotos já impressas, o PhotoScan do Google Fotos permite levá-las para dentro do celular. Dá para fazer isso com a câmera normal, mas muitas vezes a imagem apresenta, por exemplo, reflexos. O aplicativo combina diversas imagens para entregar a foto em excelente estado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!